Rodoanel Leste - Suzano - Moradores protestam por não pagamento das indenizações

Moradores do Jardim Monte Cristo saíram de suas casas para a construção do Trecho Leste do Rodoanel

Moradores do Jardim Monte Cristo, em Suzano, realizaram um protesto na Câmara para pedir mais rapidez por parte da Justiça para a liberação das indenizações referentes aos imóveis desapropriados pelas obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas. A solicitação da população é que seja liberada pelo menos parte do valor das residências para os proprietários.

O protesto foi organizado pelo vereador Vanderli Ferreira Dourado (PT), o Derli do PT, que acompanha a situação dos moradores do bairro. "A Justiça precisa ser mais rápida. Tem pessoas que foram retiradas de suas casas e estão morando de favor na casa de familiares e de amigos, ou pagando aluguel sem ter condição para isso. Muitos moradores saíram sem receber nada porque eles não possuem escritura e não têm recurso para fazer esse documento", explicou.

Segundo o vereador, o objetivo é que os parlamentares unam forças com os moradores e a administração municipal para pressionar a Justiça. "Estamos pedindo que as pessoas que não têm escritura recebam pelo menos 80% do valor para regularizarem a situação. Pedimos que a mesma porcentagem seja liberada em cima do valor da construção para os que não concordaram com a avaliação feita pela empresa Itazi", explicou o vereador.


Manifestantes
Com faixas e cartazes, os moradores do Monte Cristo cobraram uma solução. Uma manifestante chegou a desmaiar após relatar o sofrimento que sua família passa desde que teve a casa desapropriada. "Nós queremos uma solução. Não podemos continuar sem receber nada", acrescentou outra moradora, Tereza Betreca, que está pagando aluguel de um imóvel com verba própria.


Aluguel Solidário
Outro pedido é o pagamento de Aluguel Solidário por parte da prefeitura. Segundo a administração municipal, o pagamento será feito para as famílias que comprovem situação de vulnerabilidade social. "Estamos cadastrando essas pessoas desde fevereiro. Temos 78 cadastros e agora vamos analisar cada caso. Vamos fazer visitas nas casas dessas pessoas para verificar a situação em que estão vivendo", explicou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Leonice Ramos Ferreira.

De acordo com a secretária de Assuntos Urbanos, Carmem Lorente, a Carminha, o desafio é encontrar imóveis disponíveis e em condições legais.

Dat


diariodoaltotiete

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog