Itaquaquecetuba - Prefeitura de Itaquá vai ´doar´ praças para iniciativa privada

diario do altotiete


Pedido do prefeito Mamoru Nakashima (PTN) foi aceito pela Câmara e empresas terão que cuidar das áreas
Bras Santos
De Itaquá
Erick Paiatto
Abandonada pelo poder público durante anos, área de lazer na região central da cidade deve ser revitalizada
A praça Pare João Álvares, uma das maiores de Itaquaquecetuba, está em condições precárias e a solução encontrada pela prefeitura foi tentar o repasse do cuidado do local para a iniciativa privada. 

Abandonada pelo poder público há muitos anos, o espaço público, que fica no centro comercial da cidade, virou reduto de moradores de rua e usuários de droga, transformando-se em um símbolo do descaso do poder público. 

O chafariz e vários bancos quebrados, a sujeira, a falta de iluminação e de acessibilidade, mais o mau cheiro do banheiro são apenas alguns do problemas.
Para revitalizar aquele que deveria ser o principal espaço de convivência de moradores e visitantes da cidade, o prefeito Mamoru Nakashima (PTN)  decidiu "doar" o espaço para empresas e, para isso, encaminhou um projeto de lei, que foi aprovado no início deste mês pela Câmara. 

Em fase de regulamentação, a solução proposta para modernizar o local foi bem recebida por usuários e vizinhos. 

Nesta semana, o Dat conversou com algumas pessoas, que de forma unânime, avaliaram que o espaço público está totalmente degradado, e que a iniciativa de Mamoru poderá salvar a área de lazer. 

A maioria dos entrevistados sugeriu que a prefeitura, ou a empresa que vier a assumir o espaço, invistam para que ela ganhe as características da Praça da Bíblia, em Poá, ou o da Praça Cidade das Flores, construída em Suzano em outubro de 2007.


Mudanças

O lojista Márcio Ximenes observou que da forma como está a praça, grande parte dos moradores não tem coragem de frequentar o local, especialmente no período da noite. 

"Moradores de rua, usuários e vendedores de drogas aproveitam que a área está suja e mal cuidada para tomar conta. 
Se houver uma revitalização, com a melhoria da iluminação e da segurança e instalação de brinquedos, como existe na praça de Poá, todos vão usar. 

A ideia do prefeito é muito boa, mas precisa ser colocada em prática", resumiu Ximenes. 
Os amigos Vinicius Bernardo e Lucas Aparecido também reclamaram das péssimas condições do local e elogiaram a disposição do prefeito para resolver o problema. 
"As praças de Poá (Bíblia) e de Suzano (Cidade das Flores) devem ser usadas como modelo. 
Do jeito que essa praça está hoje, é ruim para a prefeitura e a população. Acho que devemos apoiar a iniciativa do prefeito", comentou Bernardo.


Regulamentação

A assessoria de Imprensa da prefeitura explicou que a regulamentação da lei de doação das praças está em andamento e que a administração faz um levantamento para descobrir quantas praças têm na cidade, pois o objetivo é colocar o maior número de espaços no programa de doação.

"O objetivo é que uma empresa adote uma praça em troca de alguns benefícios, mas essa adoção implicará em responsabilidades, ou seja, terão de cuidar e fazer melhorias, ou os benefícios não serão outorgados. Os benefícios previstos são veiculação de publicidade, divulgação da parceria entre empresa e prefeitura na Imprensa, isenção do pagamento de taxas de publicidade e propaganda durante o período de adoção", destacou o setor de comunicação da Prefeitura de Itaquá.
Dat



🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog