Poá - Papa Francisco poderá canonizar Padre Eustáquio, o 1º santo da região













 Texto - Diário de Suzano
Padre Eustáquio, ex-pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, poderá se tornar o primeiro santo do Alto Tietê canonizado pelo novo papa Francisco.
 Eustáquio é beato desde 2006 após a Igreja de Roma reconhecer milagre atribuído a ele em 1962, em Belo Horizonte, cidade onde atuou após deixar Poá. 
O padre Gonçalo Belém teria sido curado de um câncer na laringe após apresentar preces ao beato. Agora, para se tornar santo, o Vaticano precisa reconhecer, ao menos um milagre atribuído a Eustáquio pós beatificação. 



O DS conversou com o vice-postulador da “Causa da Canonização do Beato Padre Eustáquio”, em Roma, padre Marcus Vinicius Maciel, que também é superior provincial da Congregação dos Sagrados Corações no Brasil e Paraguai. 
Ele revelou que juntou, ao processo de canonização do beato, documentos de mais três eventuais milagres, sendo dois em Belo Horizonte e um no Estado de São Paulo. 
Os casos não podem ser revelados por causa do sigilo nas apurações. "Nas três curas não existe explicação médica", disse Maciel, lembrando que esse é um dos critérios para se considerar um milagre. 
"Os milagres foram realizados por Deus, mas com interseção do Padre Eustáquio", acrescentou.




Para o padre Marcus, após a beatificação, em 2006, a fé dos fiéis aumentou, tanto em Poá como em Belo Horizonte. 
Ele lembrou que em junho o papa Francisco virá ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
 "Se ele vier a Belo Horizonte, onde se encontra o Memorial de Padre Eustáquio, poderemos falar com ele sobre Padre Eustáquio", disse. 
Na Capital de Minas Gerais, segundo Maciel, haverá delegações de diferentes países que estarão na cidade para conhecer o Memorial do beato.



O padre enfatizou também que é importante que os fiéis insistam na canonização de Eustáquio. 
Para ele, o papa Francisco vai dar continuidade ao processo.
 "Nada muda. Ele só continuará o trabalho já feito na gestão do papa Bento XVI. Estamos muito confiantes", acrescentou.

Túmulu onde antes se encontrava Padre Eustáquio  - BH



 (OPINIÃO)

Da região para o mundo

 Diário de Suzano 
A possibilidade de canonizar o beato Padre Eustáquio, ex-pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Poá, pode ser importante para o Alto Tietê. A região vai ficar visivelmente conhecida no cenário mundial, sobretudo por conta da decisão do Vaticano em reconhecer os feitos do ‘milagreiro’ e, por outro lado, pode aumentar a fé cristã do povo católico na região.
Aqui não está em questão as discussões religiosas, entre católicos, protestantes, espíritas, entre outras, sobre a crença ou não em Padre Eustáquio. Mas, é possível afirmar que a repercussão em torno de um feito como esse - de confirmar a canonização de uma pessoa religiosa que passou pelo Alto Tietê e fez dezenas de feitos bondosos para seus semelhantes - é grande.
O DS traz na edição de hoje uma reportagem especial sobre o assunto. O editor-chefe do DS, Edgar Leite, conseguiu informações privilegiadas na Paróquia dos Sagrados Corações, em Belo Horizonte, cidade de Minas, onde Padre Eustáquio também passou. As informações são, para os católicos, animadoras. Os religiosos que cuidam do processo de santificação garantem que, ao menos, três milagres, após a beatificação do padre, podem ser comprovados. A medicina não tem como explicar. Os casos evidentemente não podem ser divulgados. Estão sob sigilo absoluto. Apenas sob conhecimento do Vaticano. A novidade maior também é o fato de que o novo papa Francisco é quem terá a missão de canonizar o primeiro santo do Alto Tietê.
A Igreja Católica tem a tradição de realizar a canonização de feitos de religiosos que se destacaram e, por interseção deles, garantiram milagres executados por Deus, como explicam os religiosos que cuidam do processo.
Se a tradição existe, nada mais justo do que reconhecer os feitos religiosos de um padre que passou por Poá, realizou feitos incríveis e agora tem a possibilidade de ser reconhecido nos processos históricos da igreja.
Assim, é aguardar por uma decisão que tem grandes possibilidades de ser positiva.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog