Rodoanel Leste -Obras do Rodoanel já obrigaram a desapropriação de 36 áreas rurais

As obras do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21) vão obrigar a desapropriação de 87% da área rural da cidade de Suzano. Será o maior trajeto rural afetado entre as cidades do Alto Tietê. Até agora, pelo menos 36 propriedades rurais já foram desapropriadas pela concessionária responsável pelas obras, a SPMar. Restam ainda mais 14 desapropriações para chegar até o limite do município. Elas deverão ser feitas após o Carnaval.
As áreas já afetadas pelas obras não comprometeram a produção rural. São áreas próximas ao Rio Guaió que naturalmente tem um recuo legal deixado pelos produtores. Em contrapartida, de oito a dez produtores terão suas propriedades afetadas pelas obras. Produtores que estão situados na Estrada Santa Mônica, próximo a divisa de Poá com Ribeirão Pires. Esta é uma área de aproximadamente 10 km com cultivo rurais, seja de reflorestamento ou de criação de animais e hortaliças.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Suzano, Ricardo Sato Tsuchiya, mesmo com o impacto causado pelas obras, o mercado interno não será alterado. O mercado em já está ciente desta questão há certo tempo. A alternativa para não afetar o mercado local foi de os proprietários produzirem em outras áreas de compensação.
O que está deixando os produtores rurais e o sindicato preocupado, são as negociações da SPMar em relação as desapropriações.
As discussão e negociações que estão sendo tratadas diretamente entre empresa e produtor. "As discussões das desapropriações terminou no momento que eles oficializaram a desapropriação. Por ser uma empresa privada, eles têm postura privada e querem negociar individualmente com cada produtor sem envolver o sindicato".
A SPMar está adquirindo as áreas e negociando diretamente com o proprietário, sem a presença do Estado.

Postagens mais visitadas deste blog