Ferraz de Vasconcelos - Notícias - Ministro da Educação garante instalação de universidade federal em Ferraz

Vanderley



No início deste ano, a cidade de Ferraz de Vasconcelos recebeu a notícia de que receberia uma unidade da Universidade Aberta do Brasil (UAB). No final da tarde da última quinta-feira (08), a confirmação foi dada durante uma reunião que aconteceu em que participaram o prefeito Dr. Jorge Abissamra, a deputada federal Dr. Elaine Abissamra. Na última sexta-feira (09), técnicos do Ministério da Educação esteve no município para analisar a área qu
e a faculdade será instalada, local este que o prefeito prefere ainda não revelar o local. Se for aprovada, a obra deve começar em 60 dias.

O foco principal e anfitrião da reunião foi o ministro da Educação, Fernando Haddad, que durante audiência intermediada pela deputada Elaine confirmou que o governo federal disponibilizará a unidade para a cidade do Alto Tietê. "A Elaine intermediou e participou da audiência", disse o prefeito Dr. Jorge.

O local onde possivelmente será construída a universidade deverá ser revelado muito em breve. "Eles vão analisar a área que temos disponível. Ainda não posso revelar o endereço", explicou o prefeito. Outros dados técnicos, como por exemplo, quantidade de salas e cursos, serão informados posteriormente. Essa construção, segundo a visão de Abissamra, será um marco para Ferraz. "Teremos duas obras que amadurecerão a cidade: o shopping e agora a universidade", comentou. "Ferraz deixará de ser uma cidade sem infraestrutura para ser uma cidade moderna".

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância. A UAB já possui 30 pólos em todo o estado, e está criando mais 34, e um deles possivelmente será em Ferraz.

A região do Alto Tietê ainda não tem nenhuma instituição de ensino superior federal. Assim que todos os trâmites forem executados, conforme o que for estabelecido pelo Ministério da Educação, Ferraz será a primeira cidade da região a receber uma faculdade pública. A secretária municipal de Educação, Roseli Morilla Baptista, também está em meio às negociações com o ministério e fará todo o acompanhamento técnico da implantação da UAB no município.

Texto: Alison Santos/SECOM-FV

Postagens mais visitadas deste blog