Deputado Junji cobra aeroporto em Mogi das Cruzes

 
Defendendo o empreendimento para desafogar o sistema aeroportuário paulista, deputado pede aos parlamentares que engrossem o coro em favor da causa





Junji: “conquista de extraordinária importância para desafogar” o sistema aeroportuário paulista
 
Usando a tribuna da Câmara, nesta terça-feira (13/12/2011), o deputado federal Junji Abe (PSD-SP) defendeu a instalação de um aeroporto no município paulista de Mogi das Cruzes e fez aos parlamentares o apelo para que engrossem o coro em favor da causa, classificada por ele como uma

“conquista de extraordinária importância para desafogar”

o sistema aeroportuário paulista.

Na batalha pelo empreendimento desde que era prefeito da cidade, Junji relatou que a Cidade já indicou duas áreas com capacidade para abrigar um aeroporto de dimensão internacional.

Uma tem 16 milhões de metros quadrados (m²) e a outra, 10 milhões de m².

“Ambas no Distrito Industrial do Taboão, com localização privilegiada, entre as Rodovias Federal Presidente Dutra e Estadual Ayrton Senna, e a 22 quilômetros, em linha reta, de Guarulhos”, evidenciou Junji.

A identificação dos locais no Taboão, assim como o levantamento das potencialidades de Mogi das Cruzes para receber o empreendimento, ocorreu durante a gestão de Junji à frente da Prefeitura mogiana, quando ele constitui uma comissão especial para tratar do assunto.

Para confirmar a viabilidade da instalação do aeroporto em Mogi das Cruzes, Junji relatou as informações recebidas do ministro-chefe da SAC – Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, que acenou com a possibilidade de inserir o empreendimento no PROFAA – Programa Federal de Auxílio a Aeroportos para o próximo ano, desde que a iniciativa seja devidamente justificada e apoiada pelo governo estadual.

A utilização do dispositivo legal depende de parceria entre o Estado e a União.

Por recomendação do ministro-chefe da SAC, Junji também já solicitou ao superintendente do Daesp – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi, o exame técnico das duas áreas indicadas pela Cidade no Distrito do Taboão.

Ainda em seu pronunciamento, o deputado lembrou que o empreendimento em Mogi das Cruzes tem o aval do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD), designado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para cuidar das PPP’s – Parcerias Público-Privadas no Estado.

Segundo Junji, o vice-governador planeja firmar uma PPP para viabilizar um aeroporto regional na Cidade.

“Independente de ser um empreendimento para voos regionais ou de dimensão internacional, o importante é que seja em Mogi das Cruzes que tem posição estratégica e logística indiscutível para o investimento”.

O deputado observou que o Brasil registra o célere crescimento da classe média que, cada vez mais, recorre ao transporte coletivo aeroviário para deslocamentos ágeis e seguros.

 “É mais um motivo para que a Grande São Paulo tenha seu terceiro aeroporto”, acrescentou.

Com o discurso na tribuna da Câmara, o deputado espera sensibilizar os outros parlamentares a reforçarem a defesa do empreendimento, com gestões junto aos órgãos competentes do governo federal, responsável pela concessão de licença para operação de aeroportos.

Veja o discurso

Postagens mais visitadas deste blog