'Lulvs romanus'? Brasileiros invadem perfil que mostra escultura de 'gêmeo' do século III de Lula

 'Lulvs romanus'? Brasileiros invadem perfil que mostra escultura de 'gêmeo' do século III de Lula

Conta dedicada à Roma Antiga viu o número de interações disparar com post de busto que guarda semelhança inegável com o presidente do Brasil. 'Nunca antes na história deste Império', brincou um usuário.

Por Daniel Médici, g1

10/10/2025 16h14  Atualizado há 3 dias 


Uma estátua do século III d.C. viralizou entre brasileiros após ser postada em uma conta dedicada à Roma Antiga no Instagram. O motivo: o busto guarda uma notável semelhança com o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


A imagem foi publicada pelo perfil Decimus Claudius (@decimusclaudius) na rede social. Acostumada a receber de 200 a 600 likes em cada foto, acompanhados de alguns poucos comentários, a conta viu um aumento súbito nas interações. 


 

Com a "invasão" de brasileiros, a postagem de 1º de outubro acumulava 8.600 curtidas e mais de 1.700 comentários às 15h30 desta sexta-feira (10).


O desenho da barba e do cabelo, a estrutura facial e até mesmo a curvatura das orelhas lembram o presidente brasileiro.


"O homem é mostrado com barba e cabelo curtos, típicos do século III d.C. Da mesma forma, sua toga tem a dobra larga no peito encontrada em muitos bustos de mármore em tamanho real da época", diz a descrição, que reproduz o texto explicativo do museu Metropolitan de Nova York, onde a original se encontra.


"Embora este busto de bronze exiba um alto grau de caracterização individual, o sujeito não foi identificado como nenhuma figura histórica conhecida", diz o Metropolitan, em seu site.

Diversos usuários brasileiros passaram, então, a identificar a estátua como um "gêmeo" do atual presidente.


"Ludovicus Ignatius", propõe um comentarista, latinizando o nome de batismo de Lula. "Fazuelius", sugere outro. "Faz o 50", escreveram algumas outras, em referência ao "L" em algarismos romanos.


"Nunca antes na história deste império", diz um usuário, em referência à expressão usada com frequência pelo petista. Um outro indaga: "Esse é o Lula do Antigo Testamento?". Tanto apoiadores do presidente quanto opositores deixaram registradas suas provocações.


A estátua

Muitos acharam que era meme, mas o busto realmente existe e faz parte do acervo do Metropolitan.


A estátua de bronze tem 22,2 cm e faz parte do período imperial tardio, esculpida provavelmente entre 200 d.C. e 250 d.C.


Segundo o museu, a obra pertencia a uma coleção privada e estava em Roma, tendo sido adquirida em 1913 pela instituição. 


https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/10/10/lulvs-romanus-brasileiros-invadem-perfil-que-mostra-escultura-de-gemeo-do-seculo-iii-de-lula.ghtml 


Comentarios: Pelo que a escultura mostra — a dignidade do olhar, o realismo dos traços, a postura serena e o uso do bronze (um material nobre e caro) — trata-se claramente de uma figura de prestígio, alguém que ocupou posição de destaque na sociedade romana.

Esses bustos não eram feitos para pessoas comuns: representavam homens de influência política, filosófica ou militar, muitas vezes homenageados em espaços públicos ou mantidos em casas de famílias importantes como símbolo de honra e ancestralidade.

O artista também demonstrou um domínio técnico e sensibilidade incomuns, o que reforça que o retratado era, de fato, alguém diferenciado, digno de ser eternizado no bronze.

Postagens mais visitadas deste blog