Lula destaca que o Brasil será exemplo global na transição energética durante a COP30

 

Em entrevista na Indonésia, presidente reforça que o país chega à conferência climática com matriz limpa e liderança ambiental reconhecida

24 de outubro de 2025, 04:52 h 

247 - Durante entrevista coletiva na Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil sediará a COP30, em Belém, como um “anfitrião que lidera pelo exemplo” na luta contra as mudanças climáticas. Lula destacou que o país chega ao evento com uma das matrizes energéticas mais limpas do planeta e com políticas ambientais que combinam preservação florestal e avanço na transição energética

A declaração foi dada nesta sexta-feira (24), pouco antes de o presidente embarcar de Jacarta para compromissos oficiais na Malásia, conforme noticiou a Agência Gov. Lula enfatizou que o país pretende demonstrar ao mundo sua capacidade de conciliar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. 

“A mensagem que o Brasil quer passar ao mundo é que somos um dos países que mais tem energia renovável no planeta Terra: 87% da nossa energia elétrica é limpa”, afirmou o presidente. “A gasolina brasileira utiliza 30% de etanol, por isso é mais pura que as outras. O nosso óleo diesel tem 20% de biodiesel, por isso é mais puro que os outros.”

Lula reforçou que o Brasil “está dando uma demonstração de muita competência” e que continuará investindo fortemente em energias renováveis. Ele explicou que a Petrobras tem papel essencial na transição energética, devendo, ao longo do tempo, deixar de ser uma empresa voltada à exploração de combustíveis fósseis para se transformar em uma empresa de energia. 

“Se estamos reivindicando que a gente proteja as florestas e queremos reduzir o uso de combustível fóssil, uma das formas é utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a transição energética”, disse. “Enquanto o mundo precisar, o Brasil não vai jogar fora uma riqueza que pode melhorar a vida do povo brasileiro.”

O presidente ressaltou ainda que a autorização do Ibama para a Petrobras realizar estudos na margem equatorial não contradiz os compromissos ambientais do país. Segundo ele, trata-se de uma ação técnica, com prazos longos e “todos os cuidados ambientais necessários”.

“Você não tem histórico da Petrobras ter vazamento de óleo em lugar algum. Possivelmente seja a empresa com mais expertise de prospectar petróleo em águas profundas sem nenhum dano”, observou Lula.

Fundo Florestas Tropicais para Sempre

Na mesma coletiva, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou um dos resultados da visita de Lula à Indonésia: a adesão do país asiático ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será oficialmente lançado durante a COP30. 

“Brasil e Indonésia são países incontornáveis no combate à mudança do clima, tanto pelo papel na transição energética como na conservação das florestas”, afirmou o ministro. “O presidente Lula recebeu com grande satisfação o anúncio de que a Indonésia contribuirá para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.”

O fundo pretende fortalecer a conservação das florestas tropicais, premiando financeiramente os países que mantêm o desmatamento abaixo de 0,5%. O sistema de monitoramento por satélite verificará o cumprimento das metas, e os países participantes poderão receber até US$ 4 por hectare conservado.“Parece modesto, mas estamos falando de um bilhão e cem milhões de hectares de florestas tropicais distribuídos em 73 países em desenvolvimento”, afirmou Lula, lembrando que o Brasil já anunciou um aporte de R$ 1 bilhão ao fundo no fim de setembro, durante evento nos Estados Unidos.

Com essa iniciativa, o governo busca consolidar o Brasil como referência global na defesa ambiental e na transição energética, reforçando seu papel de liderança nas negociações climáticas que marcarão a COP30, em Belém. 

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br

https://www.brasil247.com/brasil/lula-destaca-que-o-brasil-sera-exemplo-global-na-transicao-energetica-durante-a-cop30

Postagens mais visitadas deste blog