Redes sociais repercutem com memes a condenação de Jair Bolsonaro pelo STF
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de mais sete réus do “núcleo crucial” da tentativa de golpe de Estado de 2022, nesta quinta-feira (11), pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), provocou uma enxurrada de memes nas redes sociais. O ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão.
Além de Bolsonaro, foram condenados os generais Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o almirante Almir Garnier, o deputado Alexandre Ramagem, o ex-ministro Anderson Torres e o tenente-coronel Mauro Cid. Eles foram condenados por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
No caso do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), a condenação envolve os crimes de organização criminosa, golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Isso porque a Câmara dos Deputados não autorizou o prosseguimento das ações pelos dois crimes relacionados à depredação das sedes dos três poderes em 8 de janeiro, quando Ramagem já tinha sido diplomado deputado.
Após o resultado do julgamento, com o placar de 4 votos a 1, as redes sociais foram tomadas por diversos memes. Muitos faziam alusão à prisão de Jair Bolsonaro. Alguns, ainda, mencionaram o Complexo Penitenciário da Papuda, um dos possíveis locais em que o ex-presidente pode ficar detido.
Outras imagens de humor utilizavam as figuras dos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia, do STF, que votaram a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outras sátiras faziam referência ao tempo de prisão ao qual Bolsonaro foi condenado (27 anos e três meses).