Governo Lula anuncia "pacto" com o iFood para melhorar condições de trabalho dos entregadores
ACORDO INÉDITO
Governo Lula anuncia "pacto" com o iFood para melhorar condições de trabalho dos entregadores
Acordo, aberto a outras empresas, foca em valorização profissional, segurança e dignidade para trabalhadores que atuam por meio de aplicativos digitais
Escrito BRASIL 29/9/2025 · 11:49 hs
O governo Lula dará nesta segunda-feira (29) um passo importante na regulação do trabalho em aplicativos. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a empresa iFood assinam em Brasília o Pacto de Intenções para o Fortalecimento do Trabalho Decente nas Plataformas Digitais.
A cerimônia contará com a presença do ministro Luiz Marinho, de representantes da empresa e de outras autoridades.
A iniciativa pretende estabelecer compromissos para melhorar as condições de trabalho de entregadores e motoristas parceiros, garantindo valorização profissional, segurança e dignidade. O pacto está estruturado em cinco eixos: seguros contra acidentes pessoais, criação de pontos de apoio, transparência nas regras das plataformas, segurança no trânsito e educação e qualificação profissional.
Embora a assinatura inicial seja com o iFood, o governo já anunciou que o acordo será aberto à adesão de outras empresas, criando a expectativa de um novo padrão de boas práticas no setor de entregas digitais.
A cerimônia poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial do Ministério e Trabalho e Emprego no YouTube. No evento, serão divulgados detalhes sobre o acordo.
Outras medidas em andamento
O pacto se soma a uma série de iniciativas recentes do governo Lula voltadas a esse segmento. Em julho, foi sancionada a Lei nº 15.179, que institui o programa Crédito do Trabalhador, permitindo que motoristas e entregadores usem os repasses das plataformas como garantia para empréstimos com juros mais baixos.
Além disso, Lula já anunciou que lançará em breve um programa de crédito para financiamento de motos elétricas para entregadores, reduzindo custos de operação e incentivando a transição para veículos menos poluentes.
Na mesma direção, representantes da empresa 99 se reuniram com o presidente e apresentaram um plano de R$ 6 bilhões em crédito, locação e eletromobilidade, incluindo investimentos em bicicletas elétricas e pontos de apoio com água, banheiros e áreas de descanso.
https://revistaforum.com.br/brasil/2025/9/29/governo-lula-anuncia-pacto-com-ifood-para-melhorar-condies-de-trabalho-dos-entregadores-188688.html