Enquanto fala em conter gastos, Motta viaja em jato da FAB a evento de Gilmar, em Portugal
Enquanto fala em conter gastos, Motta viaja em jato da FAB a evento de Gilmar, em Portugal
Em meio à crise com o governo e a uma chuva de críticas nas redes sociais, acusando-o de defender o interesse dos ricos contra os direitos dos pobres e da classe média, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajou para Portugal. Foi participar do fórum de debates promovido em Lisboa pelo ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Apesar de repetir o discurso de corte de gastos, Motta foi para o evento, apelidado de “Gilmarpalooza”, em um jatinho da FAB, em vez de viajar em voo comercial, como fizeram, por exemplo, os ministros do Supremo.
A informação foi dada por Malu Gaspar, colunista de O Globo.
Viajar em aeronaves da Força Aérea é algo comum para o presidente da Câmara. Como mostrou reportagem do ICL Notícias, Motta participou em maio de eventos em Nova York organizados por entidades empresariais como o LIDE, fundado por João Doria, e também usou um avião da FAB para ir aos Estados Unidos.
Segundo a colunista do Globo, Motta viajou na noite de segunda-feira (30). Ele ofereceu carona para outros parlamentares, entre os quais o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) .
A lista de passageiros não foi informada à jornalista pela assessoria da Câmara, mas fontes relataram que o avião, um modelo Legacy VC99 com capacidade para até 15 pessoas, decolou lotado.
O gasto de dinheiro público por parte de Motta, ao usar um jato da FAB, contrasta com a postura do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que se deslocaram a Lisboa em voos comerciais para participar do fórum.
Segundo informa o STF, os organizadores do evento custearam as passagens dos magistrados.

Modelo usado por Hugo Motta para viajar a Portugal
Em Portugal, interesses poderosos
O 13º Fórum de Lisboa, evento que ficou conhecido como “Gilmarpalooza” por ser capitaneado pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, deve atrair para a capital portuguesa ao menos 150 autoridades do governo Lula (PT), do Judiciário, do Congresso, de gestões estaduais e de outros órgãos públicos.
O evento ocorre de hoje até sexta-feira (4) e terá cerca de 400 palestrantes e mais de 2.500 inscritos para acompanhar os debates, somando políticos, ministros, empresários, desembargadores e advogados, entre outros.
O fórum tem sido criticado por reunir na capital portuguesa ministros do Supremo com governantes e empresários, muitos deles com ações que representam interesses poderosos sendo julgadas na corte.
Em maio, além de usar um avião da FAB, Motta gastou diárias (algo que ainda não se sabe se ele usou desta vez). Documentos da Câmara dos Deputados revelam que recebeu diárias no valor de R$ 14.429,25 para participar da missão oficial de 12 a 14 de maio, cujo objetivo foi declarado como participação em eventos empresariais e com investidores.
A viagem foi realizada em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), com ida em 9 de maio e retorno no dia 15.
O relatório oficial da viagem, assinado pelo próprio deputado, confirma presença nos seguintes eventos: Diálogos Esfera New York, LIDE Brazil Investment Forum, Fórum Veja Brazil Insights, Summit Valor Econômico Brazil-USA, Conferência Datagro sobre Açúcar e Etanol e eventos paralelos organizados por empresas como BTG, XP, JBS e Citibank. Entre os destaques está o jantar “REFIT70”, evento privado da Refit, empresa considerada a maior devedora de ICMS do Brasil, ligada ao empresário Ricardo Magro.
O fórum de Gilmar Mendes ocorre em meio à crise política gerada pela decisão da Câmara de derrubar o decreto presidencial que aumentava a alíquota do IOF para determinadas operações financeiras. A manobra foi vista como traição por integrantes do governo e marcou o início de um distanciamento entre o Planalto e setores da base.
https://iclnoticias.com.br/motta-viaja-em-jato-da-fab-a-portugal/