Lula confirma nomeação de presidente da Telebras, sem partido, para Ministério das Comunicações
Lula confirma nomeação de presidente da Telebras, sem partido, para Ministério das Comunicações
Indicação foi articulada por Davi Alcolumbre e aceita por Lula após recusa de Pedro Lucas; nome técnico deve reduzir tensões com o União Brasil
24 de abril de 2025, 14:02 h
247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (24) a nomeação de Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, como novo ministro das Comunicações, informou o Palácio do Planalto em nota.
A escolha de Siqueira Filho representa uma solução técnica para o impasse político que se formou após a recusa de Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) ao cargo.
Ele substituir Juscelino Filho, que deixou o cargo em 8 de abril após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva e outros crimes relacionados ao desvio de emendas parlamentares, antes de assumir o cargo executivo.
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, ao engenheiro Frederico de Siqueira Filho no cargo de ministro das Comunicações. Frederico dirigia a Telebrás e sua indicação pelo União Brasil foi apresentada ao presidente Lula pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes, em reunião realizada na tarde da quarta-feira (23) no Palácio do Planalto. O encontro de ontem também contou com a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann", diz o documento.
A indicação partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e foi apresentada a Lula em reunião realizada na quarta-feira (23), no Palácio do Planalto. Também participaram do encontro o ex-ministro Juscelino Filho, o próprio Pedro Lucas e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
A escolha foi bem recebida pelo Planalto, que buscava uma alternativa que mantivesse a estabilidade política sem abrir nova crise com o União Brasil.
Nos bastidores, a recusa de Pedro Lucas causou desconforto e chegou a levantar a hipótese de perda de espaço do partido na Esplanada, hipótese descartada após a intervenção de Alcolumbre.
Com essa decisão, o governo sinaliza uma preferência por interlocutores mais alinhados com o Executivo, como é o caso de Alcolumbre, em detrimento da ala do União Brasil mais distante do Planalto.
Essa ala, que inclui o presidente do partido, Antonio Rueda, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, defende um afastamento do governo com vistas às eleições de 2026.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
https://www.brasil247.com/brasil/lula-confirma-nomeacao-de-presidente-da-telebras-para-ministerio-das-comunicacoes