Governo Lula desmente fake news sobre Bolsa Família

 ESPALHE A VERDADE

Governo Lula desmente fake news do Metrópoles sobre Bolsa Família

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e a Controladoria-Geral da União divulgam nota para esclarecer que não houve cancelamento de 8,4 milhões de benefícios e sim averiguações 




Escrito en BRASIL el 14/1/2024 · 19:54 hs
Por IaraVidal 

O comunicado informa que desde o início do Governo Lula 3, o MDS vem corrigindo distorções no pagamento do programa de transferência de renda, identificadas pela CGU e pelo TCU, além de investigações judiciais. 

Em dezembro de 2022, o Auxílio Brasil beneficiou 21,6 milhões de famílias, enquanto o Bolsa Família, relançado em março de 2023 com o conceito de composição familiar, atendeu 21,06 milhões de famílias em dezembro de 2023, elevando o número de pessoas atendidas de 54,7 milhões para 56 milhões.

Durante 2023, o Bolsa Família beneficiou, em média, 21,3 milhões de famílias por mês, um aumento em relação aos 19,2 milhões de lares atendidos pelo Auxílio Brasil em 2022. O investimento federal também aumentou para R$ 14,1 bilhões mensais em 2023, o maior desde o início do programa.


O fluxo de entradas e saídas no Bolsa Família é parte de um processo rotineiro de averiguação e revisão cadastral. A busca ativa permitiu a inclusão de 2,85 milhões de famílias desde março.

O processo de averiguação detectou mais de 17 milhões de cadastros desatualizados ou inconsistentes, e o número de benefícios efetivamente cancelados foi de aproximadamente 3,7 milhões.

O bloqueio do benefício é uma medida para incentivar famílias a esclarecerem ou regularizarem situações identificadas, não significando a remoção permanente do programa.

Famílias bloqueadas que regularizarem sua situação e continuarem a se enquadrar nos critérios de vulnerabilidade social voltam a receber o benefício normalmente.

"Todo o esforço do Governo Federal vem no sentido de fortalecer programas sociais, ao mesmo tempo em que diminui os riscos de fraudes e inconsistências no Cadastro Único. Juntos, o MDS e a CGU trabalham na fiscalização e no aprimoramento do sistema para garantir que os recursos cheguem às famílias que realmente precisam", finaliza o comunicado.

Leia aqui a nota na íntegra.

https://revistaforum.com.br/brasil/2024/1/14/governo-lula-desmente-fake-news-do-metropoles-sobre-bolsa-familia-152180.html

Postagens mais visitadas deste blog