Deputados aprovam projeto de privatização da Rodoviária; veja detalhes

Alan Rios

 atualizado 

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) inicia voto ao projeto que prevê a privatização da Rodoviária do Plano Piloto 11

Deputados distritais aprovaram a privatização da Rodoviária do Plano Piloto, já na madrugada desta quarta-feira (13/12), em uma sessão tumultuada e polêmica na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), que começou às 15h de terça-feira. O Projeto de Lei (PL) nº 2.260/2021 recebeu 16 votos a favor e 7 contrários.

De acordo com o texto aprovado, a empresa vencedora da licitação poderá explorar:

  • Área locável do complexo da Rodoviária;
  • Estacionamentos da plataforma e dos Setores de Diversão Norte (SDN) e Sul (SDS), com 2.724 vagas;
  • Publicidade nos painéis de informação do complexo;
  • Cobrança da acostagem dos ônibus do sistema de transporte público sob responsabilidade da Semob (ônibus e metrô).

Veja como votou cada deputado:

Placar de votação do projeto pela privatização da rodoviária do plano piloto - metrópoles

Placar de votação do projeto pela privatização da rodoviária do plano piloto - metrópoles

O critério para a seleção da empresa que vai gerir a Rodoviária do Plano vai ser o de maior valor de outorga anual. A vencedora deverá pagar a outorga de um mínimo de 4,3% da receita bruta ao governo, que pretende receber R$ 1,8 milhão por ano.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) afirma que a rodoviária deu receita de R$ 6,2 milhões e despesa de R$ 27,5 milhões neste ano, o que gera déficit anual de R$ 21,3 milhões. Porém, deputados contra o projeto questionaram que os valores “não correspondem à realidade”. Houve muita discussão no plenário (veja alguns momentos abaixo).

Além dos valores, gerou debate a situação dos permissionários da rodoviária. O texto aprovado não traz especificações sobre o que acontecerá com os comerciantes estabelecidos no local, que estiveram na CLDF preocupados com o futuro.

Uma emenda aprovada muda a proposta para permitir “a oportunização dos atuais permissionários ou autorizatários, detentores de Termo de Permissão de Uso a terem preferência na permanência dos espaços por eles ocupados em 28 de junho de 2023”, o que a oposição ressaltou ser somente uma preferência, não uma garantia.

Outro ponto que gerou polêmica é a previsão de que o GDF pagará aluguel por metro quadrado por todos os espaços usados na terminal rodoviário. Ou seja, pontos como o Na Hora, que são do governo, mas ficam na rodoviária, são obrigados a pagar aluguel para a empresa que vai administrar o local.

O debate sobre o projeto da privatização da Rodoviária durou mais de 9 horas. A oposição usou vários recursos para tentar adiar o tema, como esgotar todo o tempo de fala possível, apresentar emendas, tentar votar vetos do governo antes da apreciação da proposta de concessão à iniciativa privada e incluir a proposta em comissão, antes de voto em plenário.

Gabriel Magno (PT), por exemplo, lembrou que a rodoviária é patrimônio tombado no DF e, por isso, qualquer texto que impacte aquele local deveria passar pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc), como pede o regimento. Segundo a resolução da Cesc, compete àquela Comissão analisar e emitir parecer sobre matérias que envolvam “patrimônio cultural, histórico, artístico, natural e paisagístico, material e imaterial do DF”.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

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Vinícius Schmidt/Metrópoles

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Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

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Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente da Casa, Wellington Luiz (MDB), porém, colocou em votação das lideranças a possibilidade de levar o projeto à Cesc, o que foi rejeitado. Também não prosperou a tentativa de levar o PL à apreciação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Preço das passagens

Na discussão antes da votação, deputados da oposição alegaram que o projeto vai trazer aumento do preço das passagens. O temor veio após o projeto trazer a chamada “tarifa de acostagem”, que é, basicamente, um valor que será pago cada vez que um ônibus ou até vagão do Metrô parar na Rodoviária.

Como as empresas de ônibus são privadas, os deputados da oposição alegam que, com esse custo a mais, elas vão trabalhar para um aumento do preço das passagens. Já o governo nega, afirmando que pode dar equilíbrio nas contas subindo o valor da tarifa técnica, que é paga pelo GDF.

Movimentação na Rodoviária do Plano Piloto, com ônibus lotados, após fechamento de estações do metrô por causa de problemas de sinalização

Ônibus atrasados e lotados Hugo Barreto/Metrópoles

Onibus da Marechal na Rodoviaria do Plano Piloto - Transporte público

Ônibus Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

Imagem colorida de ônibus e carros circulando próximo a Rodoviária do Plano- Metrópoles

Ônibus volta a circular após o fim da greve dos Rodoviários Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem colorida de ônibus e carros circulando próximo a Rodoviária do Plano- Metrópoles

Ônibus volta a circular após o fim da greve dos Rodoviários Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem colorida de ônibus e carros circulando próximo a Rodoviária do Plano- Metrópoles

Ônibus volta a circular após o fim da greve dos Rodoviários Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem colorida de pessoas circulando pela Rodoviária do Plano Piloto- Metrópoles

Na Rodoviária do Plano Piloto, os usuários do transporte público conseguiram acessar os ônibus tranquilamente. Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem colorida de pessoas circulando pela Rodoviária do Plano Piloto- Metrópoles

Apenas os coletivos da Viação Marechal não saíram das garagens Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem colorida de pessoas circulando pela Rodoviária do Plano Piloto- Metrópoles

Após os rodoviários do Distrito Federal suspenderem a greve da categoria na noite dessa segunda-feira (6/11), os ônibus voltaram a circular, na manhã desta terça-feira (7/11) Vinícius Schmidt/Metrópoles

Imagem colorida de pessoas circulando pela Rodoviária do Plano Piloto- Metrópoles

Rodoviária do Plano Piloto bastante movimentada após o fim da greve dos rodoviários Vinícius Schmidt/Metrópoles

Movimentação em Rodoviária do Plano Piloto lotada após fechamento de estações do metrô por causa de problemas de sinalização

Rodoviária do Plano Piloto tem movimento mais intenso após problemas no metrô Hugo Barreto/Metrópoles

Movimentação na Rodoviária do Plano Piloto, com ônibus lotados, após fechamento de estações do metrô por causa de problemas de sinalização

Ônibus atrasados e lotados Hugo Barreto/Metrópoles

Onibus da Marechal na Rodoviaria do Plano Piloto - Transporte público

Ônibus Myke Sena/ Especial para o Metrópoles

Rodoviária: lucro ou prejuízo

Em reuniões entre secretário e deputados distritais, foram apresentados números gerais da concessão da rodoviária, como a previsão de R$ 36 milhões de receitas anuais. Outro número mostrado foi da despesa do GDF com o local. A Secretaria de Transporte e Mobilidade apontou que o total da despesa de 2023, até o momento, foi de R$ 27 milhões.

Os deputados questionaram, já que o valor está muito acima dos outros anos. Em 2022 e 2021, por exemplo, a despesa foi de, respectivamente, R$ 7,4 milhões e R$ 9,6 milhões. A oposição voltou a criticar os dados levados à Câmara.

O secretário, porém, lembrou que houve despesa de R$ 15,9 milhões em 2019 e que, em linhas gerais, a Rodoviária “vai custar menos” para o governo.

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Projeto de reforma da Rodoviária do Plano Piloto Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Projeto de reforma da Rodoviária do Plano Piloto Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Fotos mostram como é e como ficaria Rodoviária do Plano após reforma Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Imagem aérea revela como seria vista de cima da Rodoviária do Plano Piloto após revitalização Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Vista da plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Imagem de como ficaria a plataforma superior após revitalização Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Seriam construídas duas estruturas no meio da plataforma inferior, para passageiros embarcarem no BRT Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Fotografia do terminal rodoviário atualmente Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Projeção de como ficaria o mesmo ponto Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Fotografia da plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto hoje Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Imagem do projeto de revitalização da rodoviária Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Projeto de reforma da Rodoviária do Plano Piloto Reprodução/Semob

Imagem mostra como ficaria Rodoviária do Plano Piloto após reforma em PPP

Projeto de reforma da Rodoviária do Plano Piloto Reprodução/Semob

“A despesa deste ano é maior porque vem trazendo um passivo do passado. Quando eu pego R$ 15 milhões em 2019, ele não significa os mesmos R$ 15 milhões hoje. Então, tem sido investido na manutenção um valor mais ou menos uniforme. À medida que, por algum motivo ou outro, se gasta menos um ano, no ano seguinte essa conta vem. É por isso que têm uns disparates. O que é o nosso lucro? É o melhor atendimento. Vai custar mais ou menos? A gente mostrou que vai custar menos.”

Recuperação

A empresa vencedora terá que promover uma “reforma estrutural” na Rodoviária. Entre as ações, estão previstas:

  • Obras de recuperação estrutural do viaduto;
  • Obras de recuperação estrutural de reservatório Recuperação das instalações elétricas e eletrônicas;
  • Conclusão da operacionalização dos sistemas de prevenção e combate a incêndio;
  • Recuperação dos banheiros e instalações hidrosanitárias;
  • Reforma nas áreas internas do complexo (inclusive acessibilidade) e fachada das lojas Instalações mecânicas (ar condicionado, escadas rolantes e elevadores);
  • Recuperação dos estacionamentos e passeios.

https://www.metropoles.com/distrito-federal/deputados-aprovam-projeto-de-privatizacao-da-rodoviaria-veja-detalhes

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