Lula chega a Xangai para cerimônia de Dilma no banco dos Brics
O presidente Lula (PT) chegou a Xangai, na China, por volta das 11h30 (horário de Brasília), para participar da cerimônia simbólica de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no banco dos Brics.
O que aconteceu?
Lula visita o país asiático até sábado (15). Amanhã (13), ele parte para Pequim, onde se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, na sexta (14).
No sábado, ele viaja para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde passa um dia antes de retornar ao Brasil.
Lula foi recebido no aeroporto pela ex-presidente e pelo vice-ministro das Relações Exteriores da China, Xie Feng.
O avião pousou por volta das 22h30, no horário local (11h30 em Brasília), e a comitiva seguiu para o hotel.
- 5 ministros
- 5 governadores
- 7 senadores, incluindo o presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG)
- 20 deputados
Amanhã vai ser um momento especial, então nós guardamos tudo para amanhã. [A expectativa é] muito grande, muito desafiador."Dilma Rousseff, à imprensa, ao chegar ao hotel
Lula na China
O presidente fará uma passagem rápida, mas intensa, pelo país asiático. Para esses três dias, estão previstos encontros com setores de comunicação, agronegócio, indústria e comércio.
Em Xangai, ele deverá visitar ainda a fábrica da tecnológica Huawei, junto ao ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Carlos Fávaro (Agricultura) também têm encontros próprios.
O grande evento ocorre na sexta, com a visita ao Grande Palácio do Povo, em Pequim, para encontrar Xi Jinping. Com fortalecimento das relações econômicas —abaladas durante a gestão Jair Bolsonaro (PL)— como foco principal, os dois deverão debater ainda:
- Aumento do investimento mútuo dos dois países;
- Estímulo ao desenvolvimento sustentável;
- Guerra da Ucrânia;
- Diminuição de barreiras no agronegócio.
O que é o banco dos Brics
Dilma se mudou para Xangai e já começou a despachar à frente do banco no final de março.
A instituição foi criada em 2014 pelos cinco países que compõe o bloco econômico Brics: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O acordo para essa criação foi assinado em Fortaleza, tendo Dilma como anfitriã.
O principal objetivo da instituição é financiar projetos de infraestrutura e sociais nos chamados países em desenvolvimento. Uma das críticas feitas a ele é, no entanto, que os países não se empenham para o seu fortalecimento.
Dilma foi eleita neste ano, por voto unânime dos responsáveis econômicos dos cinco países que formam o bloco, somado aos novos representantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai). A eleição é considerada mera formalidade, dado que a vaga já caberia ao Brasil até 2025.
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2023/04/12/lula-viagem-china-xangai-dilma-brics.htm