Presidente do TRE-DF manda recado para o próximo chefe da nação

 atualizado 28/10/2022 19:23

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), desembargador Roberval Belinati, participou, nesta sexta-feira (28/10), do Metrópoles Entrevista. Às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, ele mandou um recado para o próximo presidente da República.

Segundo o chefe do Tribunal Eleitoral local, o mandatário escolhido pela maioria dos brasileiros deverá iniciar o trabalho já na segunda-feira (31/10), antes mesmo de tomar posse.

“A partir de segunda-feira, o presidente eleito deverá assumir o compromisso de dirigir bem esta nação. E espero que ele comece a trabalhar pensando na reconciliação do povo brasileiro. Vai ser um momento de reconciliação, união e trabalho”, disse.

Belinati ainda afirmou que o novo chefe do Executivo deverá cumprir com as promessas feitas durante a campanha. “Vai ter de cumprir as promessas feitas neste processo eleitoral. É isso que esperamos”, completou.

Filas e planejamento do TRE-DF

Questionado sobre uma possível medida para evitar filas nas zonas eleitorais, como as vistas durante o primeiro turno, Belinati reforçou que houve novas orientações aos mesários que vão atuar durante o pleito.

“Nós fizemos um levantamento de todas as falhas do primeiro turno. Agora, a eleição vai ser muito mais rápida porque, aqui no DF, vamos votar apenas para o presidente da República. Orientamos os mesários a serem mais ágeis. Que eles atendam de dois em dois eleitores. Isso vai evitar filas. Outra recomendação é no sentido de que os eleitores tentem evitar o horário de pico, entre 10h e 11h da manhã. Aquele que puder votar em outro horário não deve enfrentar fila”, avaliou.

Os mesários também foram orientados a aumentar o espaço entre as sessões eleitorais e agilizar o processo de coleta da biometria.

“Cada urna tem aproximadamente 400 eleitores. A recomendação é para que deem um espaçamento maior entre uma sessão e outra”, completou Belinati. Ele ainda reforçou que o eleitor que não votou no primeiro turno pode votar no segundo, e frisou a necessidade de justificação da ausência.

“Cerca de 300 mil pessoas não votaram no primeiro turno no DF. Se não votar também no segundo turno vai ter que justificar. Isso pode ser feito no site do TRE-DF ou do TSE.”

Veja a entrevista completa:

Segurança

Belinati assegurou que a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) está preparada para garantir a segurança do processo eleitoral e das comemorações após o resultado. “No dia da votação, o eleitor não pode fazer boca de urna; Não pode fazer propaganda, nem levar o celular para a cabine de votação. No primeiro turno, dois eleitores foram presos porque não obedeceram a essa regra, queriam levar o celular para a cabine”, comentou.

“Esperamos que as pessoas respeitem a ordem”, completou. Segundo o programa de segurança da SSP/DF para o dia do segundo turno, haverá reforço do policiamento nos pontos de votação, nos locais de apuração de votos, na segurança de juízes eleitorais e na prevenção e no monitoramento de crimes eleitorais.

Assim como ocorreu no 1º turno, em 2 de outubro, as equipes de atendimentos de emergência, das delegacias e dos batalhões também receberão reforço. Haverá mais agentes dos órgãos responsáveis trabalhando nas ruas e rodovias.

https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/presidente-do-tre-df-manda-recado-para-o-proximo-chefe-da-nacao

Postagens mais visitadas deste blog