Presidente não vai depor, dizem seus auxiliares
Nonato Viegas
Auxiliares de Jair Bolsonaro afirmam que o presidente vai descumprir a determinação do ministro Alexandre de Moraes de comparecer à Superintendência da Polícia Federal para prestar depoimento presencialmente.
De acordo com as mesmas fontes palacianas, prevaleceu o entendimento do advogado-geral da União, Bruno Bianco, de que o presidente não é obrigado a comparecer à PF. A pasta vai recorrer da decisão ao plenário do Supremo.
Como informou o Bastidor, o presidente procurou ontem, 27, o AGU para consultá-lo sobre o desrespeito à determinação de Moraes. Ouviu que ele não era obrigado. Mais cedo, Bianco e o ministro da Justiça, Anderson Torres, passaram a trabalhar em conjunto para definir a linha jurídica para justificar a ausência de Bolsonaro.
Por outro lado, a ala política do governo com interlocução no STF passou a tentar baixar a temperatura com os demais ministros, lembrando-os de que o próprio Supremo definiu um entendimento diferente do aplicado por Moraes.
O não comparecimento de Bolsonaro à PF tem mais a ver com sua estratégia política de mobilizar seus apoiadores confrontando Moraes, que receio de ir presencialmente à Superintendência da PF, onde poderia ficar em silêncio.
Bolsonaro pretende chegar ao segundo turno e entende ser fundamental manter em brasa seu grupo mais fiel, que lhe garante cerca de 20% nas pesquisas.
https://obastidor.com.br/politica/presidente-nao-vai-depor-dizem-seus-auxiliares-2558