Algumas cidades do Alto Tietê já sentem o aumento no número de pacientes com sintomas de gripe nos prontos atendimentos.


Por Tv Diário 
Das dez cidades da região, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Suzano disseram que perceberam esse aumento, que ainda não foi quantificado. 

Já Santa Isabel informou que não houve maior procura nos postos. 

Os outros municípios ainda não responderam (veja as respostas completas abaixo na matéria).

Para entender o que está ocorrendo, o médico sanitarista Sérgio Zaneta falou sobre o assunto.

“Esses surtos costumam ocorrer mais no inverno, mas nós tivemos uma atipicidade. A vacinação contra a gripe, que é feita anualmente, só foi iniciada em outubro, dada a concomitância da vacina contra a Covid-19. E houve uma quebra muito grande da proteção vacinal porque houve uma diminuição da vacinação”, disse o médico. 

“Relembrando que H3N2 é um subtipo da Influenza A, que está protegida por essa vacina trivalente que o SUS aplica gratuitamente. Todo ano é produzida uma nova vacina adaptada a essas variações. O vírus dessa gripe que está provocando a doença agora é o vírus que está dentro da vacina. Então mais do que admitir e se preocupar com o problema que está ocorrendo, os prefeitos devem procurar reforçar a vacinação, inclusive pedir mais vacina, porque ainda há estoques de vacina no país, que podem ser disponibilizados”, completou. 

Ferraz de Vasconcelos
Questionado sobre o aumento no número de atendimentos, o município informou que "a Secretaria de Saúde tem observado aumento nos atendimentos de pessoas com sintomas gripais nas Unidades Básicas de Saúde".

De acordo com levantamento da Vigilância em Saúde de Ferraz, 44.079 doses foram aplicadas na campanha de vacinação contra a gripe neste ano.

Em relação a uma nova campanha de vacinação, a Prefeitura informou que "a vacina contra a Influenza é sazonal e oferecida normalmente de abril a julho" e que "neste ano se estendeu até outubro, porém, ressalta-se que ela é disponibilizada pelo Governo do Estado".

Mogi das Cruzes
A Prefeitura informou que "Mogi das Cruzes tem registrado movimento intenso nos prontos atendimentos e, entre as queixas, há viroses, sintomáticos respiratórios e gripais". 
Segundo o município, foram aplicadas 121.109 doses durante a campanha de vacinação contra a gripe, que terminou em setembro, "com amplo atendimento à população (público em geral)".

Ainda de acordo com Mogi das Cruzes, "novas campanhas são sempre determinadas pelas esferas estadual e federal, responsáveis pela distribuição de vacinas".


 Suzano
Sobre o aumento no atendimento de pessoas com sintomas gripais, Suzano disse que houve, "mas não é possível quantificar porque casos de síndrome respiratória causados pelo vírus Influenza não são notificados, ao contrário dos de síndrome respiratória aguda grave ocasionados pelo novo coronavírus

Como os sintomas são semelhantes e não há exames específicos para detectar H3N2, é feito teste de Covid-19 no paciente. 

Caso o resultado seja negativo, o tratamento segue para síndrome gripal. 

Ou seja, por exclusão de Covid-19". 

Segundo a Prefeitura, foram aplicadas 77.964 doses da vacina contra os três tipos do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e B) durante a campanha deste ano.

 No momento, não está prevista uma nova campanha de vacinação.

Santa Isabel
Questionado, o município disse que não houve aumento no atendimento de moradores com sintomas gripais.

A Prefeitura de Santa Isabel informou que, neste ano, foram aplicadas 14.188 doses da vacina contra a Influenza. 

Sobre uma nova campanha, a cidade disse que "a decisão é da gestão estadual e do Ministério da Saúde, baseados nos dados epidemiológicos, pois são estes que fazem a aquisição de imunobiológicos". 

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2021/12/16/cidades-do-alto-tiete-sentem-aumento-no-numero-de-pacientes-com-sintomas-de-gripe.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog