Miguel Reale Jr., um dos autores do pedido de impeachment que tirou Dilma Rousseff da Presidência, listou em um artigo três crimes de responsabilidade cometidos por Jair Bolsonaro e que justificariam dar ao capitão reformado o mesmo fim que levou a petista.
Um deles é violar qualquer direito ou garantia individual previstos na Constituição.
Os outros dois envolvem estados e municípios.
Ao atacar as medidas de isolamento impostas por governadores e prefeitos, e acusá-los de tentar destruir a economia do país, Bolsonaro atenta contra os poderes estaduais ou municipais e age em desacordo com a dignidade e o decoro exigidos do cargo.
Reale Jr disse ainda no texto publicado pelo Jota que, “ao mentir na sua fala matinal com repercussão imediata na mídia, o presidente abusa do poder político que detém […] pois busca enganar a população para extrair da inverdade benefício pessoal”.
E complementou: “Mais vale acusar levianamente governadores de ato vil, pois podem ser eventuais concorrentes em 2022, do que se irmanar a eles para salvar vidas”.
https://www.oantagonista.com/brasil/miguel-reale-jr-lista-3-crimes-de-responsabilidade-cometidos-por-jair-bolsonaro-na-pandemia/