Mogi das Cruzes - prorrogou a suspensão das aulas presenciais na rede municipal, estadual e particular até 6 de novembro.

 Felipe Antonelli

Seguindo a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Mogi das Cruzes prorrogou a suspensão das aulas presenciais na rede municipal, estadual e particular até 6 de novembro. Inicialmente, o impedimento do retorno das aulas iria até 7 de outubro, mas devido aos resultados da testagem em massa realizada pelo Executivo com alunos da rede pública, a suspensão foi mantida. Um decreto assinado ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB) confirma a decisão do Executivo.

As atividades escolares estão suspensas desde o final de março como medida para controle da pandemia de coronavírus (Covid-19).

A confirmação da manutenção da medida foi informada ontem pelo prefeito Marcus Melo (PSDB), em reunião realizada no prédio sede da administração municipal, com a presença do vice-prefeito e presidente do Comitê Gestor da Retomada Gradativa, Juliano Abe (MDB), do secretário de Saúde, Henrique Naufel, da secretária de Educação, Juliana Guedes e de vereadores.

Segundo o prefeito Melo, a decisão foi tomada a partir da testagem realizada entre 21 e 25 de setembro com 3.749 crianças e adolescentes da municipal de ensino. O levantamento revela que 4,2% (159 crianças testadas) já tiveram contato com a Covid-19. Se por um lado o número é satisfatório no ponto de vista da saúde pública, visto que a imensa maioria não teve contato com a Covid-19, por outro, revela que as crianças estão mais suscetíveis para serem contaminadas e transmitir o novo coronavírus.

Além disso, na mesma pesquisa foram testados 1.410 funcionários que atuam nas escolas mogianas. Deste total, apenas 2,9% (40 pessoas) já tiveram contato com o vírus, o que também corrobora com o temor da administração municipal de um contágio facilitado entre os funcionários, já que estes, em sua maioria, ainda não foram contaminados.

Diante de todas essas informações, desse levantamento feito pela Secretaria de Educação e de Saúde de Mogi das Cruzes, cientes inclusive da quantidade de familiares que tem crianças em seus lares, nós não estamos autorizando a retomada das aulas até 6 de novembro", anunciou Melo. "Daqui a duas ou três semanas vamos fazer uma nova avaliação e, somente quando for seguro, vamos autorizar a retomada das aulas", completou o prefeito.

Segundo o secretário Naufel, o retorno das aulas implicaria em uma movimentação de cerca de 80 mil pessoas diariamente e que, apesar dos números positivos em Mogi em relação a mortes e novos casos, poderia gerar uma segunda onda de infecção no município.

Além disso, uma pesquisa online sobre a possibilidade de retorno das aulas municipais ainda neste ano apontou expressivo resultado de 89% dos participantes se mostrando contrários à retomada presencial. O prefeito Marcus Melo relembrou que as atividades nas escolas não foram suspensas e que houve "adaptações" no sistema para o formato de aulas online. A avaliação dos alunos teve início ontem e se estende até o próximo sábado.

http://www.portalnews.com.br/_templates/materia/mobile.php?materia=/_conteudo/2020/09/cidades/129449-prefeitura-prorroga-suspensao-das-aulas-ate-6-de-novembro.html

Postagens mais visitadas deste blog