Feirantes terão avaliação para desconto e sistema para atualização cadastral - Mogi Das Cruzes

Feirantes e varejistas mogianos participaram na tarde desta segunda-feira (30/09) da apresentação sobre a inserção do feirante no programa Bela Feira, uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Agricultura, que visa modernizar, desburocratizar e atrair clientes para as feiras da cidade.
O prefeito Marcus Melo destacou o preocupação da Administração Municipal em desburocratizar a vida dos empreendedores mogianos e capacitar os profissionais para melhorar seu trabalho.
“Temos a preocupação de capacitá-los de maneira objetiva, nos perguntando o que juntos com vocês podemos fazer para melhorar as nossas feiras. Vocês têm passado por mudanças ao longo do tempo, em que vão se ajustando às necessidades dos clientes. Este é o papel da Prefeitura estar ao lado dos feirantes proporcionando infraestrutura e capacitação para melhorar ainda mais a qualidade das feiras e varejões de Mogi das Cruzes”, disse o prefeito.
Os feirantes que já contam com desconto na taxa de licenciamento anual passarão a ser avaliados em nove critérios, o que definirá o percentual de desconto obtido na documentação. 
Os critérios são capacitação, apresentação, cordialidade, limpeza geral, organização, pontualidade nos pagamentos das taxas, vitrinismo, inovação e formalização. 
Um ponto importante será a informatização da atualização cadastral para 2020. 
O feirante só irá na sede da Secretaria de Agricutlura para retirar a carteira de feirante.
“Temos construído este trabalho ao lado de vocês. Implantamos o Conselho Municipal de Abastecimento de Alimentos e Bens de Consumo de Mogi das Cruzes que aproxima a gestão pública da gestão dos feirantes e desenvolvemos estas ações juntos para que as feiras ampliem seu potencial competitivo e mercadológico”, disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo. 
Mogi das Cruzes conta com 192 feirantes e 266 varejistas cadastrados. 
A cidade conta com 17 feiras, 6 varejões, 2 feiras noturnas e 3 feiras temáticas.
A nova sistemática de trabalho foi apresentada por Mariselma Sant´Anna, responsável pelo setor de Abastecimento – Feiras e Varejões da Pasta. 
Em agosto foi assinado o contrato de financiamento junto ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 6.597.415,96, que contemplará obras no Mercado do Produtor e Mercado Municipal, além da cobertura de pátios de feiras de Braz Cubas, Jundiapeba e Vila Nova Aparecida.
Foto - Ney Sarmento - PMMC
O vice-prefeito Juliano Abe destacou o potencial de crescimento dos feirantes mogianos. 
“Acreditem no potencial de vocês, é possível ampliar e potencializar os negócios que vocês possuem e a Prefeitura está trabalhando para auxiliar vocês a cumprir esse objetivo”, disse. 
O gerente regional do Sebrae-SP, Sergio Gromik, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em Mogi das Cruzes como referência para outras cidades. 
A entidade é parceira na capacitação oferecida pelo programa Bela Feira. 
Participaram do evento, os vereadores Rodrigo Romão e Pedro Komura. (Kelli Correa Brito)

Postagens mais visitadas deste blog