Juliano Abe - Ilha Marabá, no Rio Tietê, oba!


Feche os olhos por alguns segundos, imagine uma ilha no rio Tietê, localizada no coração de Mogi das Cruzes, que abriga fauna e flora típicas da região ribeirinha, no trecho de 45 quilômetros do rio dentro da cidade.

Tudo isso ao vivo, em cores, sons, aromas e “dentro” de uma sala de aula a céu aberto e ornamentada por uma beleza exuberante.
Imaginou? Pois então, esse lugar existe, trata-se da Ilha Marabá.
A conservação de nossa mata nativa é essencial e merece o esforço de todos nós.
Diante disso, é com imensa satisfação que celebro a reabertura ao público da Ilha Marabá. 
Um verdadeiro paraíso, que permaneceu desconhecido até o final dos anos 1990, quando o rio foi retificado e o processo de assoreamento revertido nos revelou uma riqueza natural de encher os olhos.
Com 13.410 m² de área – o equivalente a um campo de futebol – a ilha faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tietê e, desde 24 de agosto, pode ser visitada por todos.
E por que visitar a Ilha Marabá? O que esse espaço tem de tão especial?
Além de ser a única ilha existente no rio Tietê e estar localizada aqui pertinho é lá que está sediado o Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá, órgão criado para manter as características desse verdadeiro santuário intactas e, a partir disso, estimular a consciência ambiental da população.
Ao chegar na ilha, os visitantes são recepcionados por monitores da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, equipe com conhecimento técnico para esclarecer dúvidas e fornecer todas as orientações necessárias sobre o local.
É também na Ilha, que pessoas de todas as idades terão a oportunidade de percorrer suas belas trilhas e conhecer vegetais nativos em sua plenitude, pois estão em seu habitat natural.
As visitas à Ilha Marabá podem ser realizadas aos sábados, entre 9h e 14h e não exigem agendamento prévio. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, as visitas são monitoradas, mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959.
Aproveitem a oportunidade, percebam a beleza que temos aqui, em nosso município.
Posso garantir que a experiência será inesquecível!
Juliano Abe, vice-prefeito de Mogi das Cruzes, é advogado pós-graduado em Direito Ambiental pela USP e consultor em meio ambiente com especialização em Gestão Ambiental e Sistemas de Gestão Integrada



Postagens mais visitadas deste blog