Futuro Acordo de Cooperação com Incra trará benefícios a assentados da Chácara Santo Ângelo

foto Júlio Nogueira

O prefeito Marcus Melo recebeu, na tarde desta sexta-feira (30/08), em seu gabinete, o superintende da Regional São Paulo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Edson Alves Fernandes, que apresentou a minuta de um Acordo de Cooperação, a ser celebrado entre o Incra e a Prefeitura, que permitirá a prestação de serviços e benefícios a famílias assentadas na Chácara Santo Ângelo, Distrito de Jundiapeba, como a obtenção da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) Acessória pelos filhos, filhas e mulheres agregadas a uma Unidade Familiar de Produção Rural (herdeiros de assentados).
Será o primeiro acordo deste tipo no Estado de São Paulo. “A agricultura é um importante segmento econômico da nossa cidade e o apoio à agricultura familiar é fundamental para benefício das famílias e o crescimento deste setor”, afirmou o prefeito.
Outros benefícios que poderão ser obtidos pelo acordo são a concessão de crédito, assistência técnica e acesso a direitos e demais políticas do Programa Nacional de Reforma Agrária.
“As famílias produtoras devem ser inseridas nos benefícios do agronegócio e da tecnologia. As pessoas precisam ser emancipadas economicamente. Este é o olhar que temos”, destacou Edson Fernandes.
No ano passado, famílias assentadas no distrito foram beneficiadas com um trator agrícola doado pelo Incra e uma plaina hidráulica do programa Novos Caminhos. O equipamento é utilizado para modernizar a infraestrutura de produção da agricultura familiar e gerar mais renda e qualidade de vida.
Nos próximos dias, a Prefeitura enviará ao Incra um pedido de anuência para denominação das ruas da Chácara Santo Ângelo. Após o órgão federal manifestar oficialmente a concordância, um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal, no que será mais um benefício aos assentados, já que as vias serão inseridas no cadastro municipal.
Também participaram da reunião os secretários municipais Renato Abdo (Agricultura) e Thiago Takeuchi (Obras), os vereadores Antonio Lino e José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, e representantes das famílias assentadas(Julio Nogueira)

Postagens mais visitadas deste blog