Alunos da região vão receber aulas de empreendedorismo - Alto Tietê

Mais de 12 mil alunos do Ensino Fundamental I e II do Alto Tietê irão participar do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) em 2019. 
As cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Suzano fazem parte do programa. 
Mais de 300 professores passam por capacitações para projeto que será aplicado na rede pública de ensino.
Ontem, das 9 às 17 horas, 180 professores participaram de treinamento do programa na Escola Professora Primorosa Jorge do Nascimento, em Ferraz de Vasconcelos. 
Na semana será feita a entrega de 2,7 mil apostilas para o uso nas atividades.
O Jepp tem como objetivo criar um ambiente propício à aprendizagem para favorecer o envolvimento dos jovens no próprio ato de fazer, pensar e aprender. "Capacitamos os professores para que eles sejam os responsáveis por transmitir conceitos e fomentar o empreendedorismo em crianças e jovens. A proposta e carga horária do programa são flexíveis e fica a critério da escola promovê-lo como atividade no horário de aula ou extraclasse. Nosso objetivo é fazer com que os professores estejam aptos a mostrar a esses alunos que empreender é uma possibilidade e fornecer a eles ferramentas para que isso seja uma realidade", explicou Cristiane Bento, gestora do programa no Alto Tietê.
Em cada ano é realizada uma oficina específica, no total de nove. No primeiro ano, as crianças de 6 anos trabalham o tema "O mundo das ervas aromáticas" para desenvolver o comportamento empreendedor e vivenciar as etapas de um plano de negócios por meio da montagem de uma loja de ervas.
No segundo, o tema é "Temperos naturais". A partir da ideia de interação com a natureza, propõe-se o plantio e a montagem de uma loja de temperos naturais para vender, por exemplo, mudas de cebolinha e salsinha.
A oficina de Brinquedos Ecológicos é trabalhada no terceiro ano. A proposta é a montagem de uma oficina de brinquedos elaborados com material reciclável. No ano seguinte é a vez da "Locadora de Produtos". 
A dinâmica incentiva a diversidade de leitura e de outras formas de entretenimento, sensibilizando as crianças sobre o empreendedorismo por meio da montagem de uma locadora de livros, gibis, brinquedos, games ou vídeos.
No quinto ano, o tema "Sabores e Cores" trabalha o alimento como uma grande oportunidade. Os alunos montam uma empresa de produtos alimentícios, priorizando os naturais, e aprendem sobre clientes, concorrentes e produtos. O sexto ano trabalha com a Eco Papelaria.
Em seguida é a vez do "Artesanato Sustentável" para promover uma reflexão sobre importância da sustentabilidade para o planeta Terra. O Empreendedorismo Social é tema do oitavo ano. No nono e último ano, os alunos têm a possibilidade de criar e promover o próprio negócio.

Postagens mais visitadas deste blog