Dia Mundial do Fisioterapeuta - Dia Mundial da Fisioterapia: 08 de setembro. - A data foi instituída em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy), entidade que conta com mais de 250 mil profissionais pelo mundo.

A prática da fisioterapia no Brasil foi uma verdadeira revolução no tratamento para a reabilitação. 
O primeiro curso no país surgiu em 1951, planejado pelo médico Waldo Rolim de Moraes e, inicialmente, tinha duração de um ano. 
Hoje, data em que se comemora o Dia Mundial do Fisioterapeuta, além da duração do curso ampliada - até cinco anos, a profissão conta com órgãos para o registro, fiscalização e disciplinar na área. 
Além da recuperação dos movimentos por meio de exercícios físicos, o profissional da área também atua na prevenção de doenças ocupacionais, dentre outras lesões.
Na UnicaFisio, unidade destinada a reabilitação de idosos em Mogi das Cruzes, a fisioterapia possui um papel fundamental para proporcionar um envelhecimento mais saudável. 
Seja de maneira preventiva ou como tratamento, para o fisioterapeuta Francisco de Melo Júnior, o atendimento na unidade envolve mais do que a saúde física.
"É comum que a perda da autonomia seja um fator para a depressão em idosos. Atuamos também na parte psicológica ao mesmo tempo em que trabalhamos para manter integridade muscular e óssea", comentou.
Na UnicaFisio são atendidos idosos com idade a partir de 60 anos. No espaço é oferecido atendimento de reabilitação e fisioterapia, além de aulas de hidroginástica, dança, academia, bem como oficinas terapêuticas, informática, escola da coluna e atendimento nutricional.
Entre os casos mais comuns atendidos na unidade, gerenciada desde a sua inauguração, em 2016, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, estão pacientes com artrose, hérnia de disco, além de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC).
De acordo com a fisioterapeuta Priscila Sumizono, a fisioterapia auxilia e contribui para a independência do idoso. 
"Com ela, a qualidade de vida melhora, tanto na atividade diária, como lavar e escovar um cabelo, quanto a parte da memória com os exercícios trabalhados com repetição, além do equilíbrio", contou.
Em alguns casos, a reabilitação consegue restabelecer todos os movimentos, como explica Priscila.
"Temos casos de idosos que chegaram em cadeira de rodas e hoje fazem os exercícios na piscina, na academia. Cada dia na UnicaFisio é uma história nova, uma experiência que não tínhamos vivido", disse.
A paciente Neli Jorge Arnold da Silva, de 60 anos, é um dos exemplos da importância da UnicaFisio para os mogianos. 
Há um mês a paciente começou a frequentar a unidade e já sente os resultados do tratamento. 
"Tenho desgaste nos ombros e na coluna. Os exercícios estão ajudando bastante", comemorou. Neli ainda conta um outro detalhe interessante. "Minha mãe também é paciente da UnicaFisio. Com o envelhecimento, este atendimento é muito importante", destacou.
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. 
Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. 
Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 11 Estados brasileiros a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 
Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

Postagens mais visitadas deste blog