Atendimento oncológico vai dobrar no Luzia de Pinho Melo - Novo equipamento de radiologia começa a operar dentro de 90 dias e deve zerar a fila de espera de pacientes

O equipamento de radiologia que deve ser instalado no Hospital Luzia de Pinho Melo, em Mogi das Cruzes, em até 90 dias, deve diminuir a ponto de zerar a fila de espera. 
A nova ferramenta, que começa a ser instalada, vai trabalhar em conjunto com o aparelho já instalado na unidade de saúde, dobrando a capacidade de atendimento atual.
Diminuir a fila de espera para o tratamento de câncer é uma das demandas antigas da cidade. 
O deslocamento que os pacientes de Mogi devem fazer para receber o diagnóstico em São Paulo era um dos principais problemas relacionados à saúde pública mogiana, já que o equipamento de radiologia que o Hospital Luzia de Pinho possui atualmente não suporta a demanda de pacientes.
A informação foi passada pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que ontem acompanhou a visita dos técnicos do Ministério da Saúde que vieram a Mogi para analisar as alterações que foram feitas na unidade hospitalar. 
O espaço foi aprovado pelos profissionais, responsáveis pela auditoria, o que deu aval para a instalação do equipamento.
"Hoje, temos um aparelho funcionando no Luzia, mas já está lá há alguns anos e não suporta a alta demanda da cidade. Com este novo equipamento, que é mais rápido e mais preciso, vamos conseguir diminuir a fila de espera para o diagnóstico do câncer, até zerarmos", destacou Bertaiolli.
De acordo com o deputado, há uma considerável parcela de pacientes atendida em Mogi oriunda de outras cidades do Alto Tietê. "Com essa vinda de moradores de outros municípios, os moradores de Mogi têm de procurar atendimento em São Paulo, o que está para acabar em breve", completou o parlamentar.
O diretor clínico do Hospital Luzia, Luiz Carlos Viana Barbosa, destacou a importância da ampliação do Centro Oncológico e da chegada de mais um aparelho de radiologia. "O fundamental é garantir os dois equipamentos, além do fato de que este novo aparelho é mais moderno e oferece um tratamento menos invasivo, oferecendo uma melhor qualidade aos pacientes", avaliou o diretor.
Verba parlamentar
O Hospital Luzia de Pinho Melo recebeu em junho a confirmação de que ampliaria seu Centro Oncológico, com a instalação de mais este equipamento de radiologia e uma emenda de R$ 500 mil. Os dois investimentos foram resultados de um trabalho feito pelo deputado Bertaiolli junto ao Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde.
Em 1º de abril, o parlamentar se reuniu com o secretário de Estado de Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e protocolou um ofício solicitando a implantação de mais um equipamento para assegurar e ampliar o atendimento feito no hospital.
* Texto supervisionado pelo editor. - Felipe Antonelli* 

Postagens mais visitadas deste blog