Aplicativo para taxistas chegará neste ano e vai baratear corrida - Categoria, que vem perdendo cada vez mais clientes para serviços como Uber e 99, vai entrar na concorrência

Tudo indica que, enfim, os táxis vão entrar de vez na concorrência do transporte por aplicativo. 
A população mogiana que utiliza plataformas como Uber e 99, por exemplo, deve receber ainda neste semestre uma nova opção. 
O aplicativo utilizado pela prefeitura do Rio de Janeiro, que visa o cadastramento exclusivo de taxistas, está sendo desenvolvido em Mogi das Cruzes. 
A novidade deve, ainda, baratear em até 30% o valor das corridas de táxi.
A informação foi passada ao presidente do Sindicato dos Taxistas de Mogi, Sandro Monfort, em reunião realizada na semana passada, quando a categoria esteve em contato direto com o ouvidor-geral da prefeitura, Romildo Campello. 
Monfort ressaltou a sensível diminuição do valor das corridas quando a plataforma for instalada na cidade.
"É um aplicativo fundamental para que os taxistas recuperem parte do movimento que perdemos. Hoje, dependemos do movimento dos pontos em que trabalhamos. O novo aplicativo vai expandir nossa clientela novamente", destacou Monnfort.
A plataforma, que já foi introduzida em São Paulo pelo ex-prefeito e atual governador do Estado, João Dória (PSDB), funciona nos mesmos moldes que a Uber e a 99, sendo que o passageiro solicita uma corrida e o taxista é acionado para prestar o serviço. 
Vale ressaltar que as duas empresas que já atuam na cidade - Uber e 99 - não respeitam a legislação municipal, o que vem criando longos embates nos últimos meses.
Campello confirmou as tratativas que estão sendo feitas para instalação da plataforma e disse que o município aguarda na fila de prefeituras que desejam implantar o serviço. 
O aplicativo é visto por algumas administrações municipais como fundamental para a equalização das disputas entre os taxistas e os motoristas de transporte por aplicativo.
"É um compromisso do próprio prefeito (Marcus Melo (PSDB)) para a solução desta questão", destacou Campelo.
A intenção do presidente do Sindicato dos Taxistas é apresentar o aplicativo a todas as prefeituras do Alto Tietê, com exceção de Guarulhos (que não é representada pela entidade), para que estas possam ter mais uma opção de solução dos embates criados sobre as regulamentações do transporte por aplicativo nos municípios.
Este trabalho de exposição da plataforma começou em Mogi e, anteontem, chegou a Suzano, quando Monfort e uma comitiva de taxistas estiveram na cidade junto com a presidente da Câmara de Vereadores, a parlamentar Gerice Lione (PL).
O encontro foi agendado para a discussão da lei do transporte por aplicativo na cidade, mas serviu também para a apresentação da plataforma. 
Ainda fruto da reunião, a vereadora suzanense ficou responsável por intermediar uma reunião com o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), para que o tema seja discutido de forma mais ampla. 
"Tenho certeza de que o prefeito Ashiuchi vai aderir ao programa também. É uma plataforma comum, que não demanda muito investimento da prefeitura e que agrada a todos", avaliou Monfort.
Segurança
Analisada por Monfort como vantagem da plataforma em relação aos outros aplicativos que operam na cidade, a questão da segurança, mais uma vez, foi tema do discurso do representante dos taxistas. 
"A prefeitura vai ter acesso aos dados, e a questão da segurança é fundamental. Com isso, o passageiro e o motoristas têm a sensação de proteção".
*Texto supervisionado pelo editor. - Felipe Antonelli*

Postagens mais visitadas deste blog