Arujá - Presidente da Dersa esclarece situação de trecho do Rodoanel - Em reunião com o prefeito Monteiro, Milton Persoli apresentou relatório para a possível retomada das obras

As obras do trecho Norte do Rodoanel Mario Covas, em Arujá, interrompidas desde que o governo do Estado encerrou os contratos com os consórcios responsáveis, não têm prazo de retomada. 
Em reunião com o prefeito José Luiz Monteiro (MDB) e vereadores, no Paço Municipal, o diretor-presidente da Dersa, Milton Persoli, esclareceu o que falta para a conclusão do projeto viário, o porquê da paralisação e como ficam questões que afetam especificamente o município, como as compensações ambientais, por exemplo.
"Temos uma ansiedade grande para que o Rodoanel acabe o mais rápido possível e o que for preciso, de apoio da prefeitura, nos disponibilizamos a fazer. O projeto está equacionado com as nossas necessidades, mas temos de dar uma resposta à população que viu as obras pararem e esperam por respostas", argumentou o prefeito.
Sem determinar prazo para a volta dos trabalhos, Persoli explicou que o trecho que impacta em Arujá (parte do lote 6) tem 72% de avanço físico, 57% de avanço financeiro e demanda ao menos mais 15 meses de obra para ser finalizado. 
Como a extinção do contrato com as empreiteiras e consórcios OAS, Mendes Júnior, Acciona e Construcap deu-se por irregularidades apontadas pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), a saída para o impasse sobre todo o trecho norte engloba quatro cenários possíveis que são avaliados simultaneamente à conciliação jurídica tratada via Câmara de Arbitragem.
"Seguir com a obra seria ir junto com ela nas irregularidades encontradas, ainda que a gente saiba da necessidade de um projeto do porte do Rodoanel. E o que vai ser tratado na Câmara de Arbitragem, que é muito mais rápida do que o sistema de justiça tradicional, independe da retomada dos trabalhos", afirmou o presidente do órgão estadual. 
"O que queremos é fechar a obra, verificar a qualidade do que está feito, garantir a segurança futura do projeto e reequilibrar valores. Para que seja entregue à população, não podemos ter questionamento, nem ser frágeis na decisão que será tomada e anunciada, aos municípios afetados, pelo governador (João Doria)", concluiu.
Segundo ele, as quatro alternativas estudadas são relicitar o trecho norte inteiro, incluí-lo no contrato de concessão atual, cancelar a concessão e fazer nova licitação com a obra junto ou incluir a obra nos contratos da concessionária que administrará os lotes 4, 5 e 6 e licitar os lotes 1, 2 e 3.
Na reunião, a prefeitura reivindicou também o remanejamento da pista da avenida Mario Covas sob o Rodoanel. Isso será necessário porque, após a instalação dos tubulões, a calçada para pedestres ficou menor, o que deve ser corrigido. A Dersa comprometeu-se a fazer as correções.
Com 44 quilômetros de extensão no eixo principal, o trecho norte do Rodoanel Mario Covas passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos.
Em sua totalidade, terá sete túneis e 107 obras de arte especiais (44 pontes e 63 viadutos). O investimento é de mais de R$ 6 bilhões.

Postagens mais visitadas deste blog