João Doria se reúne com Bolsonaro e diz ser favorável a reforma e capitalização da Previdência

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), se reuniu nesta quinta-feira (10) com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), no Palácio do Planalto – em Brasília. No encontro, ele reafirmou apoio à reforma da Previdência e adiantou que a bancada tucana paulista será favorável às propostas sobre o tema que forem enviadas ao Congresso Nacional.
  • Por Jovem Pan
A aprovação da mudança nas aposentadorias, para Doria, terá um “efeito transformador” no Brasil, “permitindo que o crescimento [da economia] possa saltar dos 3% hoje previstos para 5%”. Além disso, o governador afirmou que a reforma vai atrair investimento internacionais, o que vai acabar aumentando a geração de emprego e renda.

Capitalização

O tucano relatou à imprensa que é favorável ao sistema de capitalização defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Esse modelo prevê uma espécia de “poupança” para que o trabalhador garanta a própria aposentadoria, investindo individualmente. Atualmente, quem contribui com a Previdência “paga” benefício dos já aposentados.
Após a reunião, em que esteve acompanhado do secretário paulista da Fazenda, Henrique Meirelles (MDB) – ex-ministro de Michel Temer -, Doria disse que não fez perguntas sobre a reforma da Previdência a Bolsonaro e, evitando polêmica com militares, não respondeu se concorda com regime de aposentadoria diferenciado para policiais.

Fórum econômico

Outro assunto tratado no encontro foi o Fórum Econômico Mundial, que acontece de 22 a 25 de janeiro em Davos (Suíça). Nesse evento, Jair Bolsonaro vai fazer sua “estreia” internacional. Doria informou que o presidente vai apresentar oportunidades de investimento em setores brasileiros de agronegócio, ciência, tecnologia e comércio.
“É um grande palco para a apresentação do novo Brasil. O Brasil que acredita numa economia liberal, transformadora, que gera empregos e oportunidades”,disse o governador de São Paulo. No fórum, a gestão federal deve tratar ainda de indústria e empreendedorismo com representantes 100 países com as maiores economias do mundo.

Decreto sobre armas

Eleito com discurso de promoção da segurança pública, Doria também afirmou que é favorável à flexibilização da posse de armas. Segundo ele, um decreto sobre o assunto deve ser assinado por Bolsonaro já nesta sexta-feira (11). O texto dessa medida está sendo elaborado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.
*Com informações da Agência Brasil

Postagens mais visitadas deste blog