Especialista orienta como prevenir inflamação no ouvido Com a chegada do verão, as temperaturas vão se elevando e, com elas, vêm a vontade de se refrescar em banhos de piscina, de mar ou, até mesmo, nas águas frias do chuveiro

Com a chegada do verão, as temperaturas vão se elevando e, com elas, vêm a vontade de se refrescar em banhos de piscina, de mar ou, até mesmo, nas águas frias do chuveiro. 
Embora seja uma ótima opção para refrescar o corpo, o excesso de água pode fazer mal à saúde. 
Isso porque, manter o ouvido molhado por muito tempo pode inflamá-lo, causando otite
Essa inflamação, causada por vírus ou bactérias na parte interna do ouvido, é bem comum nessa época do ano, principalmente em crianças e adolescentes.
De acordo com o otorrinolaringologista Mohamad Saada, além do excesso de água nessa região, mudança de pressão atmosférica, comum quando descemos a serra em direção a praia, ventos fortes e bebidas geladas também contribuem para causar ou piorar a otite.
"A otite pode acometer diferentes partes do ouvido, causando sintomas e incômodos diversos. E, se não for cuidada, pode se tornar crônica, resultando em dores no ouvido o ano todo", afirmou o médico.
Os sintomas mais comuns da otite são dor e coceira na região, sensação de ouvido tampado, autofonia (escutar a si mesmo), diminuição da audição, falta de apetite, secreção no local e, em fase mais avançada, pode resultar em febre, cansaço, vômitos e
agitação.
A boa notícia para quem gosta de aproveitar a praia ou a piscina durante o calor, é que para se prevenir da otite não precisa evitar a água. Mas, é importante proteger o ouvido com um protetor auricular antes de mergulhar, impedindo que entre água, e após o mergulho tirar o excesso de água com a toalha, além de não entrar em água suja.
Mohamad Saada



http://www.portalnews.com.br/

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog