Junji Abe - 50º aniversário da Associação Fukuoka de Suzano

 1931

Chega a Suzano uma dezena de famílias de imigrantes japoneses, ocupando a então mata virgem do Bairro de Palmeiras, hoje Distrito.

Quatro anos depois, 25 jovens lavradores fundam a Associação Fukuhaku de Suzano, também conhecida como Associação Nikkey do Bairro das Palmeiras ou Associação Nigiu Gô (25, em português) de Moços. 

Todos os pioneiros da localidade eram da província japonesa de Fukuoka. Nascia, assim, em 1968, a Associação Fukuoka de Suzano

Domingo último marcado pela celebração do 50º aniversário da instituição – comandada com maestria por Shigueo Kajimoto –, que também festejou os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, com a vinda da comitiva oficial da província de Fukuoka, capitaneada pelo vice-governador Seitaro Hattori e com a presença de Jungo Inoue, presidente da Assembleia Legislativa de Fukuoka, entre outras autoridades japonesas. 

Na abertura, a tradição do minuto de silêncio em homenagem aos antepassados. 

Todos exaltamos a saga dos imigrantes que materializaram o conceito de superação, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento do Brasil. 

Igualmente, destacamos a extrema hospitalidade dos brasileiros no alicerce dos laços de amizade que se reforçam a cada dia. 

No fortalecimento da relação bilateral, destaquei o profícuo trabalho dos dirigentes das associações nipo-brasileiras e de seu batalhão de voluntários, assim como do prefeito suzanense Rodrigo Ashiuchi e de sua esposa Larissa. 

A missão de perpetuar o legado cultural e moral dos nossos ancestrais está nas mãos das novas gerações. 

Falei do orgulho que tenho do meu filho Juliano, especialista em Direito Ambiental, produtor rural e um abnegado político que foi vereador e hoje é o vice-prefeito de Mogi das Cruzes

Entre os muitos amigos que reencontramos, abraço afetuoso no deputado Estevam Galvão, parceiro de grandes lutas sociais. 

A solenidade traduziu a perfeita integração entre Brasil e Japão

De um lado, as deliciosas comidas nipônicas incorporadas ao cardápio nacional e a percussão milenar do taikô

De outro, a contagiante bateria de escola de samba e o show das passistas. 

Espetáculo de festa! Parabéns a todos e muito obrigado!



Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com


Postagens mais visitadas deste blog