Junji Abe - 40º Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas



Celebrado desde o século 9 no Japão, o Tanabata Matsuri – Festival das Estrelas chega à 40ª edição no Brasil. 

É realizado na Praça Liberdade-Japão, nome que ganhou em alusão ao bairro mais japonês do País, depois de revitalizada pelo empresário Hirofumi Ikesaki, dentro das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa. 

Dono do conglomerado de beleza que tem seu sobrenome, Ikesaki é um autêntico samurai da preservação da cultura japonesa. 

Preside a Acal – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade, dinâmica entidade organizadora da festa.  

Como manda a tradição, as ruas e a praça são decoradas com grandes ramos de bambu ornamentados por enfeites de papel colorido que simbolizam as estrelas. 

Potente programação cultural de shows, danças e outras apresentações típicas japonesas completam o espetáculo. 

A lenda nipônica sobre um amor impossível deu origem ao festival. 

A princesa Orihime, filha de um poderoso deus do reino celestial, se apaixonou por Kengyu, um pastor de gado. Dedicados ao romance, ficaram negligentes com as obrigações diárias, levando o pai de Orihime a separá-los. 

Foram obrigados a morar em lados opostos da Via Láctea. 

Sentindo a enorme tristeza da filha, ele autorizou o casal a se encontrar uma vez por ano (no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar), com uma condição: os dois precisavam atender todos os pedidos vindos da Terra. 

Assim surgiu o costume dos participantes da festa de escreverem seus desejos nos bilhetes coloridos e pendurarem nos galhos dos bambus no dia do Tanabata

Amarelo significa dinheiro; azul, proteção e saúde; branco, paz; laranja, felicidade; rosa, amor; verde, esperança e vermelho gratidão. Quer conferir? Festival prossegue até amanhã, das 10h30 às 18h. Entrada grátis.




Mel Tominaga
Jornalista - MTb 21.286
Fone: (11) 99266-7924
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

Postagens mais visitadas deste blog