Vereador busca parceria com Laboratório Hacker para Fatec - Espaço localizado na Câmara dos Deputados desenvolve ferramentas de participação social e transparência

Espaço localizado na Câmara dos Deputados desenvolve ferramentas de participação social e transparência

Uma comitiva mogiana composta pelo vereador Caio Cunha (PV) e pelos professores da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami Kähler e Leandro Luque, visitou o Laboratório Hacker, na Câmara dos Deputados em Brasília, a fim de conhecer ferramentas de participação social e transparência pública que podem ser aplicadas nas cidades do Alto Tietê
Os mogianos também estiveram com as equipes do Interlegis, no Senado Federal, e do LabInova, na Câmara Distrital da capital brasileira, também iniciativas de inovação no Poder Legislativo por meio de dados abertos. 
O encontro ocorreu anteontem.
A visita teve como objetivo conhecer os mecanismos tecnológicos desenvolvidos pelo Laboratório Hacker e pelo Interlegis, assim como buscar possíveis parcerias para aplicar essas ferramentas em Mogi das Cruzes e outras cidades do Alto Tietê
O Laboratório Hacker, por exemplo, criou o portal E-Democracia, onde cidadãos podem construir de forma participativa projetos de lei da Câmara dos Deputados, acompanhar as sessões plenárias e audiências públicas, criar pautas de votação e fazer perguntas.
Segundo Caio Cunha, a ideia é que os alunos da Fatec mogiana possam ter acesso à estrutura e experiência das iniciativas brasilienses, que disponibilizariam tecnologia para que os estudantes pudessem adaptá-la à realidade da região do Alto Tietê
"Tanto as equipes do Laboratório Hacker, quanto do Interlegis, estão completamente dispostas a firmar parcerias com agentes dos municípios brasileiros que possam adaptar as ferramentas às respectivas realidades. 
Queremos levar esses mecanismos para nossa região e fomos cobrados por estudantes de tecnologia, que querem se envolver para colocar a mão na massa e usar os dados abertos em favor da participação social e da transparência pública", explica o parlamentar.
Para a professora da Fatec, Priscila Yamagami Kähler, uma possível parceria entre o Laboratório Hacker e a faculdade possibilitaria o desenvolvimento dos estudantes. 
Segundo ela, a ação também contribuiria para maior consciência cidadã dos jovens. 
"Do ponto de vista cidadão, os estudantes vivenciariam na prática a participação na política, facilitando o acesso aos dados públicos. Acredito que essa também é uma função da instituição de ensino", pontua.
http://www.portalnews.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog