Alta demanda na saúde lota os prontos-socorros pediátricos - Hospital Santa Marcelina em Itaquaquecetuba fechou o Pronto-Socorro Infantil e empurrou a demanda em direção de Suzano e Mogi, e o governo estadual cortou 5% do repasse para o Hospital Municipal"

Alta demanda na saúde lota os prontos-socorros pediátricos

Com a chegada das baixas temperaturas, Hospital Municipal e Pró-Criança precisam intensificar atendimento

Luana Nogueira - http://www.portalnews.com.br/

Foto: Diego Barbieri/CMMC


Os Prontos-socorros Pediátricos de Mogi das Cruzes têm sofrido com o aumento da demanda gerado pelas mudanças no tempo, a migração de pessoas de municípios vizinhos e fechamento de serviços em outras cidades
O problema foi levantado pelo vereador Mauro Araújo (MDB), que informou que a situação tem atingido o Hospital Municipal e o Pró-Criança. 
Apenas nos 20 primeiros dias de abril, o Pró-Criança realizou 6.992 mil atendimentos, nos quais em 1.983 casos os pacientes eram de outras cidades. 
O medebista sugeriu que visitas sejam realizadas nas unidades de saúde do município.
Araújo afirmou que a tendência é que o problema persista, pois nessa época do ano a temperatura começa a cair e os problemas respiratórios, principalmente em crianças, aumentam.
"É um alerta do que vem ocorrendo com a saúde pública do Alto Tietê e que Mogi se vê obrigado a pagar. O Hospital Santa Marcelina em Itaquaquecetuba fechou o Pronto-Socorro Infantil e empurrou a demanda em direção de Suzano e Mogi, e o governo estadual cortou 5% do repasse para o Hospital Municipal", disse.
O medebista mostrou um vídeo gravado no Hospital Municipal na noite de segunda-feira. 
"Entrei em contato com o secretário Marcello Cusatis e ele prontamente me atendeu. Me disse que dificuldades estão sendo enfrentadas e encaminhou um levantamento. A demanda aumentou muito, pessoas de outras cidades estão vindo para Mogi. 
Temos a necessidade de fazer algo de forma urgente
Precisamos pressionar quem é de direito, seja o governo estadual, federal e até municipal", afirmou.
O Hospital Municipal informou que "todos os pacientes que procuraram a unidade, na segunda-feira passada, foram atendidos. Na ocasião, no pronto-socorro infantil foram realizados 332 atendimentos. O quadro de médicos estava completo, com quatro profissionais".
O hospital ressaltou que a vinda de pacientes de cidades vizinhas ajuda no aumento da demanda. "De 1º de abril até às 17 horas desta terça-feira (ontem), realizamos 7.248 atendimentos. No mesmo período de 2017, esse número foi de 7.524".
A Secretaria de Saúde afirmou que tem atuado "para oferecer o melhor atendimento" e revelou o crescente número de atendimentos. "O Pró-Criança saltou de 4.506 atendimentos em fevereiro para 7.572 em março".
A busca de pacientes de outros municípios também tem crescido, de acordo com a Secretaria. 
"Somente no mês de março, 1.902 dos 7.572 pacientes atendidos no Pró-Criança declararam residir em outros municípios do Alto Tietê". Desse total, 604 eram de Suzano e 333 de Poá.
Vacinação
O secretário de Saúde Marcello Cusatis lançará amanhã a Campanha contra a Gripe na Câmara de Mogi. 
O evento será durante a sessão ordinária. 
O convite foi feito pelo presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho (PSB), o Chico Bezerra.

Postagens mais visitadas deste blog