Itaquaquecetuba - Joerly Nakashima planeja a criação de Cras itinerantes - Primeira-dama de Itaquaquecetuba comemora conquistas de 2017 e destaca projetos e desafios para este ano.

Figuras fundamentais nas administrações municipais, hoje as primeiras-damas não são mais vistas apenas como as esposas dos prefeitos. 
http://www.portalnews.com.br - Claudia Irente
Foto: Osvaldo Birke/AIPMI
À frente de secretarias e da coordenação de diversas ações dos Fundos Sociais de Solidariedade, elas desenvolvem, todos os anos, uma série de atividades que beneficiam comunidades e pessoas carentes nas cidades. 
Em Itaquaquecetuba, Joerly Nakashima ou dona Jô, como é mais conhecida, tem auxiliado o marido, o prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), em múltiplas tarefas, e adianta que planeja criar Centros de Referência da Assistência Social (Cras) itinerantes. 
Entrevistada pelo Dat, ela disse que 2017 foi um ano em que se mostrou necessário enxugar os gastos devido à crise financeira que afetou o país como um todo. Por outro lado, serviços foram otimizados de uma forma geral.
 "Fizemos mudanças nos Cras para melhorar os serviços e deixá-los ainda mais humanizados para a população que é atendida por esses equipamentos. Ampliamos nosso atendimento às famílias durante a Campanha do Agasalho, retomamos o projeto 'Nascer Feliz', que atende as gestantes acompanhadas pela rede básica e oferece orientações e um minienxoval para as mães que participam do projeto, entre outras ações importantes para o desenvolvimento social do nosso município", esclareceu.
Em relação aos principais desafios, Joerly garante que haverá bastante trabalho para ampliar os projetos, além de buscar mais parcerias com os governos federal e estadual para a área social. Como também participa dos conselhos dos Fundos Sociais do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), dona Jô afirmou que tem sido importante discutir as necessidades de cada Fundo Social e obter ajuda mútua, dentro da possibilidade de cada cidade. "Unindo forças e experiências temos condições de fazer um trabalho social mais forte e humanizado em toda a nossa região", pontuou.
Sobre os projetos específicos da Prefeitura para o ano que vem,nas áreas em que ela comanda, Joerly comentou que, além da melhora nos serviços, pretende regionalizar os Cras e dividi-los em Norte, Sul, Leste, Oeste e Central, para facilitar a localização dos usuários e a identidade destes equipamentos. "Criaremos ainda o Cras Itinerante, onde ampliaremos a busca ativa no município para atender as famílias em situação de vulnerabilidade social do município e garantir que todas tenham acesso aos serviços", assegurou.
Dedicação
Para 2018, a presidente do Fundo Social espera que seja um ano de realizações e concretizações para Itaquaquecetuba. "Temos muitos projetos em vista para melhorar a vida do cidadão itaquaquecetubense e, por isso, será um ano de muito trabalho e dedicação, em que estarei sempre ao lado do meu esposo, Mamoru Nakashima, para fazermos o que for melhor para a nossa cidade e a população", conclui Joerly.

Postagens mais visitadas deste blog