Poá - Prefeito Gian Lopes inicia projeto de complexo turístico

Foto: Julien Pereira/Secom Poá

Secretário-adjunto estadual de Turismo, Romildo Campello, esteve em Poá a pedido de Gian Lopes para contribuir com a implementação de projeto na Fonte Áurea
Poá contará futuramente com um complexo turístico que será referência regional. O projeto foi apresentado pelo prefeito Gian Lopes ao secretário-adjunto estadual de Turismo, Romildo Campello, que ficou empolgado com a iniciativa. De acordo com Gian, na primeira fase será construído em uma área de aproximadamente 80 mil metros quadrados, atrás da Fonte Áurea, o Parque das Águas Minerais, visando a preservação da região. O equipamento será integrado ao Balneário Vicente Leporace, e o objetivo é criar um dos maiores polos de turismo do Alto Tietê.
Gian Lopes explicou que o parque contará com quiosques de artesanato, orquidário, restaurantes, pequenos comércios, equipamentos de turismo ecológico, lagos artificiais, corredeiras, cascatas, entre outros. O objetivo é que o parque seja auto-sustentável, ou seja, não fique dependente da administração municipal quanto a sua manutenção e a sua futura expansão.

“O Parque das Águas Minerais será administrado pelo Fundo Municipal do Turismo e esta entidade sem fins lucrativos poderá gerir recursos provindos de locações, exploração de equipamentos, patrocínios, e assim custear todas as despesas provindas de custeio de funcionários, serviços administrativos, manutenção, entre outros”, explicou o prefeito, que contou na reunião com a participação dos secretários municipais de Planejamento e Gestão, Elias El Ghossain, de Turismo, Edevaldo Gonçalves, de Comunicação, Fábio Henriques, além dos vereadores Saulo Teixeira Alberto da Costa, o Saulo Dentista, Marcilio Duarth e Fernando Rodriguez Molina Júnior, o Júnior da Locadora, além de técnicos da administração municipal.

“Estou muito feliz em conhecer uma iniciativa deste porte. Tenho certeza que é algo concreto e que será efetivado. Poá certamente figurará como uma opção turística no Estado e é um projeto que marcará o governo do prefeito Gian Lopes”, comentou o secretário-adjunto estadual de Turismo, Romildo Campello.

O secretário de Planejamento e Gestão, Elias El Ghossain, explicou que Poá buscará aproximadamente R$ 10 milhões junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para construção do Parque das Águas Minerais. 

 “Será um projeto que realmente vai fomentar o turismo na cidade, trazendo visitantes de diversas regiões. 

Vamos integrar equipamentos, onde teremos não só o parque, mas também o Balneário Vicente Leporace e o Ginásio de Esportes”, disse Ghossain, que acrescentou que o projeto do parque já foi protocolado no Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias (COC).

Segundo o secretário de Turismo, Edevaldo Gonçalves, os projetos são apresentados primeiramente ao COC e quando aprovados, os convênios entre município e Dade são assinados pelo prefeito e pela Secretaria de Estado de Turismo. 

“Estamos trabalhando e viabilizando ações e projetos que trarão turistas para cidade e ao mesmo tempo vamos gerar oportunidades e renda para o comércio local”, afirmou Gonçalves.

Balneário
Ainda de acordo com Gonçalves, as obras do Balneário Vicente Leporace estão paralisadas, mas a administração está trabalhando para conclusão do espaço.

 “Eu e o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Reginaldo Andrade, atendendo ao pedido do prefeito Gian Lopes, vistoriamos a obra que está parada há meses. No entanto a demanda será solucionada e os trabalhos no local serão retomados em breve”.

Técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão informaram que o contrato para construção do Balneário Vicente Leporace venceu em 2016 e será necessário buscar junto ao governo do Estado a prorrogação do mesmo, para liberação de R$ 1,3 milhão para conclusão das obras da primeira fase do equipamento.

No projeto original o Balneário Vicente Leporace terá spas e ofurôs, saunas, piscinas, banhos de imersão, área de descanso, hall de entrada, lanchonete, espaço para mesa, salão multiuso, restaurante, salas de apoio, sanitários, copa, sala administrativa e espelho d’água. 

O equipamento ocupa duas áreas da Avenida Deputado Castro de Carvalho, ligadas por uma estrutura metálica que passa por cima da via.

Postagens mais visitadas deste blog