Poá - Prefeito Gian Lopes inicia projeto de complexo turístico

Foto: Julien Pereira/Secom Poá

Secretário-adjunto estadual de Turismo, Romildo Campello, esteve em Poá a pedido de Gian Lopes para contribuir com a implementação de projeto na Fonte Áurea
Poá contará futuramente com um complexo turístico que será referência regional. O projeto foi apresentado pelo prefeito Gian Lopes ao secretário-adjunto estadual de Turismo, Romildo Campello, que ficou empolgado com a iniciativa. De acordo com Gian, na primeira fase será construído em uma área de aproximadamente 80 mil metros quadrados, atrás da Fonte Áurea, o Parque das Águas Minerais, visando a preservação da região. O equipamento será integrado ao Balneário Vicente Leporace, e o objetivo é criar um dos maiores polos de turismo do Alto Tietê.
Gian Lopes explicou que o parque contará com quiosques de artesanato, orquidário, restaurantes, pequenos comércios, equipamentos de turismo ecológico, lagos artificiais, corredeiras, cascatas, entre outros. O objetivo é que o parque seja auto-sustentável, ou seja, não fique dependente da administração municipal quanto a sua manutenção e a sua futura expansão.

“O Parque das Águas Minerais será administrado pelo Fundo Municipal do Turismo e esta entidade sem fins lucrativos poderá gerir recursos provindos de locações, exploração de equipamentos, patrocínios, e assim custear todas as despesas provindas de custeio de funcionários, serviços administrativos, manutenção, entre outros”, explicou o prefeito, que contou na reunião com a participação dos secretários municipais de Planejamento e Gestão, Elias El Ghossain, de Turismo, Edevaldo Gonçalves, de Comunicação, Fábio Henriques, além dos vereadores Saulo Teixeira Alberto da Costa, o Saulo Dentista, Marcilio Duarth e Fernando Rodriguez Molina Júnior, o Júnior da Locadora, além de técnicos da administração municipal.

“Estou muito feliz em conhecer uma iniciativa deste porte. Tenho certeza que é algo concreto e que será efetivado. Poá certamente figurará como uma opção turística no Estado e é um projeto que marcará o governo do prefeito Gian Lopes”, comentou o secretário-adjunto estadual de Turismo, Romildo Campello.

O secretário de Planejamento e Gestão, Elias El Ghossain, explicou que Poá buscará aproximadamente R$ 10 milhões junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) para construção do Parque das Águas Minerais. 

 “Será um projeto que realmente vai fomentar o turismo na cidade, trazendo visitantes de diversas regiões. 

Vamos integrar equipamentos, onde teremos não só o parque, mas também o Balneário Vicente Leporace e o Ginásio de Esportes”, disse Ghossain, que acrescentou que o projeto do parque já foi protocolado no Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias (COC).

Segundo o secretário de Turismo, Edevaldo Gonçalves, os projetos são apresentados primeiramente ao COC e quando aprovados, os convênios entre município e Dade são assinados pelo prefeito e pela Secretaria de Estado de Turismo. 

“Estamos trabalhando e viabilizando ações e projetos que trarão turistas para cidade e ao mesmo tempo vamos gerar oportunidades e renda para o comércio local”, afirmou Gonçalves.

Balneário
Ainda de acordo com Gonçalves, as obras do Balneário Vicente Leporace estão paralisadas, mas a administração está trabalhando para conclusão do espaço.

 “Eu e o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Reginaldo Andrade, atendendo ao pedido do prefeito Gian Lopes, vistoriamos a obra que está parada há meses. No entanto a demanda será solucionada e os trabalhos no local serão retomados em breve”.

Técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão informaram que o contrato para construção do Balneário Vicente Leporace venceu em 2016 e será necessário buscar junto ao governo do Estado a prorrogação do mesmo, para liberação de R$ 1,3 milhão para conclusão das obras da primeira fase do equipamento.

No projeto original o Balneário Vicente Leporace terá spas e ofurôs, saunas, piscinas, banhos de imersão, área de descanso, hall de entrada, lanchonete, espaço para mesa, salão multiuso, restaurante, salas de apoio, sanitários, copa, sala administrativa e espelho d’água. 

O equipamento ocupa duas áreas da Avenida Deputado Castro de Carvalho, ligadas por uma estrutura metálica que passa por cima da via.

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Postagens mais visitadas deste blog

VIVA O SUS!