Mogi das Cruzes - Integrada à agenda turística de Mogi, Rota da Luz recebe visita de Lu Alckmin
![]() |
Grupo de 160 romeiros liderado pelo padre Rosalvino Viñayo chega a Luiz Carlos na companhia de Lu Alckmin, Marcus e Karin Melo |
A avaliação é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, que acompanha o potencial desta e de outras atrações turísticas locais.
No domingo (15/01), mais um grupo de romeiros – liderado pelo padre Rosalvino Viñayo, da obra Social Dom Bosco, em Itaquera – partiu de Mogi rumo a Aparecida.
Em Luiz Carlos, eles receberam o cumprimento da primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Lu Alckmin, que veio a Mogi especialmente para esta finalidade.
O secretário Rinaldo Sadao Sakai explica que a Rota da Luz recebe pessoas de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países.
Para ele, o fato de o caminho ter início em Mogi das Cruzes, mais especificamente no Parque Centenário, contribui para que a cidade seja conhecida em todo o País:
“Temos o nosso Centro de Informações Turísticas em funcionamento no parque e, sempre que um grupo de romeiros parte para Aparecida, recebe folhetos sobre o Casarão do Chá, o Orquidário Oriental, entre outras atrações turísticas da cidade”, explica, acrescentando que os turistas são pessoas com tradição de investir na área e que podem retornar à cidade para fazer outros passeios.
No domingo, o grupo de romeiros liderado pelo padre Rosalvino Viñayo saiu às 5h de Mogi das Cruzes e percorreu o caminho da Rota da Luz, que inclui o distrito de Sabaúna e o caminho até Luiz Carlos e Guararema.
O encontro com a primeira-dama do Estado aconteceu em Luiz Carlos, onde também compareceu o prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social da cidade, Karin Melo.
O grupo se reuniu na capela e na estação de trem antes de prosseguir viagem. “É uma demonstração de fé muito bonita e uma alegria vir aqui cumprimentá-los neste domingo pela manhã”, disse Lu Alckmin.
O prefeito mogiano também enalteceu a fé que move os romeiros e recebeu um agradecimento de padre Rosalvino pela acolhida: “Mogi das Cruzes nos recebeu muito bem, com muito carinho e atenção”, disse, lembrando que os peregrinos dormiram no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos no sábado, antes de iniciarem a caminhada.
Os 160 romeiros trouxeram mochilas, tomaram banho e fizeram as refeições no interior do ginásio: “Ouvir este agradecimento nos deixa muito felizes”, disse Melo.

Ao longo do percurso, a orientação é para que os peregrinos observem os usos e costumes das cidades: todas tem sua história e suas lendas, além de paisagens que completam o cenário rico de belezas naturais. (MAS)