Primeiro túnel no centro será aberto no dia 15 de novembro

Foto: Erick Paiatto

 

Como as obras 87% concluídas e em fase de acabamento, operários trabalham nas caixas coletoras de água

O primeiro túnel da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será aberto no dia 15 de novembro. A estrutura ligará as ruas Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa.
 
 A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) durante visita técnica ao complexo viário. Atualmente, o túnel II está como 87% das obras concluídas e em fase de acabamento. 
 
O túnel I, que ligará a rua Cabo Diogo Oliver e a avenida Governador Adhemar de Barros, está 34% terminado.
 
Ao todo, as obras da passagem subterrânea estão 59% finalizadas. Na manhã de ontem, os operários do consórcio responsável pelo trabalho realizavam os últimos detalhes do túnel II, como a construção das caixas coletoras de água.
 
 Bertaiolli informou que uma das últimas etapas será a implantação do asfalto do túnel. "A pavimentação vai chegar na altura dessas caixas, ou seja, são 50 centímetros de pavimento e concreto com ferragens. Ficará muito resistente para passagem de ônibus e caminhões", destacou.
 
O prefeito ressaltou que a liberação do primeiro túnel vai acabar com a segregação da cidade entre centro e bairro.
 
"Esse é o túnel mais importante no sentido de desafogar o centro de Mogi, que está muito congestionado. 
 
As pessoas poderão acessar o Mogilar com muito mais facilidade. 
 
O acesso estará pronto um mês antes do previsto", acrescentou.
 
Para o administrador do investimento, a obra será fundamental para o fluxo de veículos, mas principalmente para os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pois a retiradas das cancelas é o primeiro passo para que o Expresso Leste passe com mais frequência.
 
 Bertaiolli garantiu que os túneis serão capazes de comportar a passagem de ônibus e caminhões, nesse último caso, respeitando a legislação municipal que estabelece os horários de circulação de veículos pesados na região central. 
 
Para reforçar a afirmação, o prefeito indicou um caminhão betoneira que fazia serviços no interior do túnel II.
 
Em relação à passagem de ônibus pela região dos túneis e o trecho recém liberado da rua Ricardo Vilela, Bertaiolli disse que, nos próximos 45 dias, a Secretaria Municipal de Transportes concluirá os estudo necessários. 
 
"Queremos desafogar o trânsito e fazer com que as linhas de ônibus ganhem tempo. 
 
A Secretaria de Transportes vai medir quais os coletivos ficam na rua José Bonifácio, se algum vem para a rua Ricardo Vilela ou se deixamos as linhas de ônibus andando livremente pela rua José Bonifácio e trazemos o trânsito de veículos para a Ricardo Vilela. Tudo será analisado", disse.
 
Detalhes
O prefeito informou ainda que a Secretaria Municipal de Transportes vai cuidar da sinalização do túnel e estabelecer a velocidade máxima da via.
 
 Ele acrescentou ainda, que a praça Osvaldo Cruz será ampliada, já que a parte da rua Brás Cubas ficará sem saída. 
 
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, um ponto da calçada no trecho da rua Ricardo Vilela que foi liberado ganhará gradil para garantir a segurança dos pedestres. 
 
A pista também terá a velocidade de 30 km por hora. Uma praça, nos moldes da revitalização da rua Flaviano de Melo, está sendo planejada para a área.

Novo acesso abre no início de 2017

No início de 2017, um novo trecho da rua Doutor Ricardo Vilela será aberto para a circulação de veículos

No início de 2017, um novo trecho da rua Doutor Ricardo Vilela será aberto para a circulação de veículos.
 
 Assim, a rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, esquina com o Terminal Central, se tornará mais uma opção de acesso dos motoristas para a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e Brás Cubas, enquanto o túnel I, que ligará a rua Cabo Diogo Oliver com a avenida Adhemar de Barros, não for inaugurado. 
 
O prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a liberação do último túnel ocorrerá no dia 1 de setembro de 2017.
 
Durante vistoria nos túneis, o prefeito ressaltou que as passagens darão vazão aos dois sentidos de tráfego, centro-bairro e bairro-centro.
 
 Ele acrescentou que as passagem foram projetadas para comportar o fluxo de carros das três cancelas da área (Doutor Deodato Wertheimer, Sacadura Cabral e Campos Sales). 
 
Depois de concluído o túnel I, a rua Ricardo Vilela continuará a passar na lateral. 
 
A faixa de entrada do túnel II terá 4,40 metros de largura e a saída dos túneis, que possuem duas pistas de rolamento contarão com 7,60 metros de largura. 
 
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, a medida é 90 centímetros maior que as pistas oficiais e, no segundo caso, a folga é de 60 centímetros. 
 
Bertaiolli aproveitou para reforçar que a entrada do túnel II terá uma faixa, e que na altura da passagem da linha férrea se formam duas pistas. 
 
"Os túneis se tocam debaixo da terra. Eles formam um complexo viário, sempre com duas pistas saindo.
 
 Não tem necessidade de ter duas faixas de entrada.
 
 Se fizéssemos isso, acabaríamos com a rua Ricardo Vilela ou com a praça Osvaldo Cruz.
 
 O túnel da avenida 9 de Julho, em São Paulo, é igual ao nosso", disse. 
 
O prefeito disse que as outras cancelas só serão fechadas quando a transposição de pedestres for concluída. 
 
Uma dessas estruturas será construída com recursos da administração municipal e contará com escadas fixas e rolantes, além de elevador.
 
 A outra está prevista para interligar o Terminal Central com a estação Mogi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e será feita com verbas estaduais quando a reforma da estação for finalizada.
 
De acordo com Bertaiolli, em conversa com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ele informou que está aguardando o repasse do governo federal para iniciar as obras de reforma da estação da CPTM e que isso pode ocorrer em 2017. 
 
Segundo Chavedar, quando o projeto for iniciado, a companhia terá que desapropriar os imóveis da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, que fazem fundos com o Terminal Central. (L.N.)

 

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