Primeiro túnel no centro será aberto no dia 15 de novembro
Foto: Erick Paiatto
Como as obras 87% concluídas e em fase de acabamento, operários trabalham nas caixas coletoras de água
O primeiro túnel da
passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será aberto no dia 15 de
novembro. A estrutura ligará as ruas Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e
Costa.
A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli
(PSD) durante visita técnica ao complexo viário. Atualmente, o túnel II
está como 87% das obras concluídas e em fase de acabamento.
O túnel I,
que ligará a rua Cabo Diogo Oliver e a avenida Governador Adhemar de
Barros, está 34% terminado.
Ao todo, as obras da passagem
subterrânea estão 59% finalizadas. Na manhã de ontem, os operários do
consórcio responsável pelo trabalho realizavam os últimos detalhes do
túnel II, como a construção das caixas coletoras de água.
Bertaiolli
informou que uma das últimas etapas será a implantação do asfalto do
túnel. "A pavimentação vai chegar na altura dessas caixas, ou seja, são
50 centímetros de pavimento e concreto com ferragens. Ficará muito
resistente para passagem de ônibus e caminhões", destacou.
O
prefeito ressaltou que a liberação do primeiro túnel vai acabar com a
segregação da cidade entre centro e bairro.
"Esse é o túnel mais
importante no sentido de desafogar o centro de Mogi, que está muito
congestionado.
As pessoas poderão acessar o Mogilar com muito mais
facilidade.
O acesso estará pronto um mês antes do previsto",
acrescentou.
Para o administrador do investimento, a obra será
fundamental para o fluxo de veículos, mas principalmente para os
usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pois a
retiradas das cancelas é o primeiro passo para que o Expresso Leste
passe com mais frequência.
Bertaiolli garantiu que os túneis serão
capazes de comportar a passagem de ônibus e caminhões, nesse último
caso, respeitando a legislação municipal que estabelece os horários de
circulação de veículos pesados na região central.
Para reforçar a
afirmação, o prefeito indicou um caminhão betoneira que fazia serviços
no interior do túnel II.
Em relação à passagem de ônibus pela
região dos túneis e o trecho recém liberado da rua Ricardo Vilela,
Bertaiolli disse que, nos próximos 45 dias, a Secretaria Municipal de
Transportes concluirá os estudo necessários.
"Queremos desafogar o
trânsito e fazer com que as linhas de ônibus ganhem tempo.
A Secretaria
de Transportes vai medir quais os coletivos ficam na rua José Bonifácio,
se algum vem para a rua Ricardo Vilela ou se deixamos as linhas de
ônibus andando livremente pela rua José Bonifácio e trazemos o trânsito
de veículos para a Ricardo Vilela. Tudo será analisado", disse.
Detalhes
O prefeito informou ainda que a Secretaria Municipal de Transportes vai
cuidar da sinalização do túnel e estabelecer a velocidade máxima da
via.
Ele acrescentou ainda, que a praça Osvaldo Cruz será ampliada, já
que a parte da rua Brás Cubas ficará sem saída.
De acordo
com o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, um
ponto da calçada no trecho da rua Ricardo Vilela que foi liberado
ganhará gradil para garantir a segurança dos pedestres.
A pista também
terá a velocidade de 30 km por hora. Uma praça, nos moldes da
revitalização da rua Flaviano de Melo, está sendo planejada para a área.
Novo acesso abre no início de 2017
No início de 2017, um novo trecho da rua Doutor Ricardo Vilela será aberto para a circulação de veículos
No início de 2017, um novo trecho da rua Doutor Ricardo
Vilela será aberto para a circulação de veículos.
Assim, a rua Tenente
Manoel Alves dos Anjos, esquina com o Terminal Central, se tornará mais
uma opção de acesso dos motoristas para a avenida Voluntário Fernando
Pinheiro Franco e Brás Cubas, enquanto o túnel I, que ligará a rua Cabo
Diogo Oliver com a avenida Adhemar de Barros, não for inaugurado.
O
prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a liberação do último túnel
ocorrerá no dia 1 de setembro de 2017.
Durante vistoria nos
túneis, o prefeito ressaltou que as passagens darão vazão aos dois
sentidos de tráfego, centro-bairro e bairro-centro.
Ele acrescentou que
as passagem foram projetadas para comportar o fluxo de carros das três
cancelas da área (Doutor Deodato Wertheimer, Sacadura Cabral e Campos
Sales).
Depois de concluído o túnel I, a rua Ricardo Vilela continuará a
passar na lateral.
A faixa de entrada do túnel II terá 4,40
metros de largura e a saída dos túneis, que possuem duas pistas de
rolamento contarão com 7,60 metros de largura.
De acordo com o
secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, a medida é
90 centímetros maior que as pistas oficiais e, no segundo caso, a folga
é de 60 centímetros.
Bertaiolli aproveitou para reforçar
que a entrada do túnel II terá uma faixa, e que na altura da passagem da
linha férrea se formam duas pistas.
"Os túneis se tocam debaixo da
terra. Eles formam um complexo viário, sempre com duas pistas saindo.
Não tem necessidade de ter duas faixas de entrada.
Se fizéssemos isso,
acabaríamos com a rua Ricardo Vilela ou com a praça Osvaldo Cruz.
O
túnel da avenida 9 de Julho, em São Paulo, é igual ao nosso", disse.
O prefeito disse que as outras cancelas só serão fechadas quando a
transposição de pedestres for concluída.
Uma dessas estruturas será
construída com recursos da administração municipal e contará com escadas
fixas e rolantes, além de elevador.
A outra está prevista para
interligar o Terminal Central com a estação Mogi da Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos (CPTM), e será feita com verbas estaduais quando
a reforma da estação for finalizada.
De acordo com
Bertaiolli, em conversa com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ele
informou que está aguardando o repasse do governo federal para iniciar
as obras de reforma da estação da CPTM e que isso pode ocorrer em 2017.
Segundo Chavedar, quando o projeto for iniciado, a companhia terá que
desapropriar os imóveis da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, que fazem
fundos com o Terminal Central. (L.N.)