Primeiro túnel no centro será aberto no dia 15 de novembro
Foto: Erick Paiatto
Como as obras 87% concluídas e em fase de acabamento, operários trabalham nas caixas coletoras de água
O primeiro túnel da
 passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral será aberto no dia 15 de 
novembro. A estrutura ligará as ruas Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e
 Costa.
 A informação foi divulgada ontem pelo prefeito Marco Bertaiolli 
(PSD) durante visita técnica ao complexo viário. Atualmente, o túnel II 
está como 87% das obras concluídas e em fase de acabamento. 
O túnel I, 
que ligará a rua Cabo Diogo Oliver e a avenida Governador Adhemar de 
Barros, está 34% terminado.
 Ao todo, as obras da passagem 
subterrânea estão 59% finalizadas. Na manhã de ontem, os operários do 
consórcio responsável pelo trabalho realizavam os últimos detalhes do 
túnel II, como a construção das caixas coletoras de água.
 Bertaiolli 
informou que uma das últimas etapas será a implantação do asfalto do 
túnel. "A pavimentação vai chegar na altura dessas caixas, ou seja, são 
50 centímetros de pavimento e concreto com ferragens. Ficará muito 
resistente para passagem de ônibus e caminhões", destacou.
 O 
prefeito ressaltou que a liberação do primeiro túnel vai acabar com a 
segregação da cidade entre centro e bairro.
"Esse é o túnel mais 
importante no sentido de desafogar o centro de Mogi, que está muito 
congestionado. 
As pessoas poderão acessar o Mogilar com muito mais 
facilidade. 
O acesso estará pronto um mês antes do previsto", 
acrescentou.
Para o administrador do investimento, a obra será
 fundamental para o fluxo de veículos, mas principalmente para os 
usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pois a 
retiradas das cancelas é o primeiro passo para que o Expresso Leste 
passe com mais frequência.
 Bertaiolli garantiu que os túneis serão 
capazes de comportar a passagem de ônibus e caminhões, nesse último 
caso, respeitando a legislação municipal que estabelece os horários de 
circulação de veículos pesados na região central. 
Para reforçar a 
afirmação, o prefeito indicou um caminhão betoneira que fazia serviços 
no interior do túnel II.
 Em relação à passagem de ônibus pela
 região dos túneis e o trecho recém liberado da rua Ricardo Vilela, 
Bertaiolli disse que, nos próximos 45 dias, a Secretaria Municipal de 
Transportes concluirá os estudo necessários. 
"Queremos desafogar o 
trânsito e fazer com que as linhas de ônibus ganhem tempo. 
A Secretaria 
de Transportes vai medir quais os coletivos ficam na rua José Bonifácio,
 se algum vem para a rua Ricardo Vilela ou se deixamos as linhas de 
ônibus andando livremente pela rua José Bonifácio e trazemos o trânsito 
de veículos para a Ricardo Vilela. Tudo será analisado", disse.
Detalhes
 O prefeito informou ainda que a Secretaria Municipal de Transportes vai
 cuidar da sinalização do túnel e estabelecer a velocidade máxima da 
via.
 Ele acrescentou ainda, que a praça Osvaldo Cruz será ampliada, já 
que a parte da rua Brás Cubas ficará sem saída. 
 De acordo 
com o secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, um 
ponto da calçada no trecho da rua Ricardo Vilela que foi liberado 
ganhará gradil para garantir a segurança dos pedestres. 
A pista também 
terá a velocidade de 30 km por hora. Uma praça, nos moldes da 
revitalização da rua Flaviano de Melo, está sendo planejada para a área.
    
Novo acesso abre no início de 2017
No início de 2017, um novo trecho da rua Doutor Ricardo Vilela será aberto para a circulação de veículos
No início de 2017, um novo trecho da rua Doutor Ricardo 
Vilela será aberto para a circulação de veículos.
 Assim, a rua Tenente 
Manoel Alves dos Anjos, esquina com o Terminal Central, se tornará mais 
uma opção de acesso dos motoristas para a avenida Voluntário Fernando 
Pinheiro Franco e Brás Cubas, enquanto o túnel I, que ligará a rua Cabo 
Diogo Oliver com a avenida Adhemar de Barros, não for inaugurado. 
O 
prefeito Marco Bertaiolli (PSD) afirmou que a liberação do último túnel 
ocorrerá no dia 1 de setembro de 2017.
Durante vistoria nos 
túneis, o prefeito ressaltou que as passagens darão vazão aos dois 
sentidos de tráfego, centro-bairro e bairro-centro.
 Ele acrescentou que 
as passagem foram projetadas para comportar o fluxo de carros das três 
cancelas da área (Doutor Deodato Wertheimer, Sacadura Cabral e Campos 
Sales). 
Depois de concluído o túnel I, a rua Ricardo Vilela continuará a
 passar na lateral. 
 A faixa de entrada do túnel II terá 4,40
 metros de largura e a saída dos túneis, que possuem duas pistas de 
rolamento contarão com 7,60 metros de largura. 
De acordo com o 
secretário municipal de Planejamento, João Francisco Chavedar, a medida é
 90 centímetros maior que as pistas oficiais e, no segundo caso, a folga
 é de 60 centímetros. 
 Bertaiolli aproveitou para reforçar 
que a entrada do túnel II terá uma faixa, e que na altura da passagem da
 linha férrea se formam duas pistas. 
"Os túneis se tocam debaixo da 
terra. Eles formam um complexo viário, sempre com duas pistas saindo.
 Não tem necessidade de ter duas faixas de entrada.
 Se fizéssemos isso, 
acabaríamos com a rua Ricardo Vilela ou com a praça Osvaldo Cruz.
 O 
túnel da avenida 9 de Julho, em São Paulo, é igual ao nosso", disse. 
 O prefeito disse que as outras cancelas só serão fechadas quando a 
transposição de pedestres for concluída. 
Uma dessas estruturas será 
construída com recursos da administração municipal e contará com escadas
 fixas e rolantes, além de elevador.
 A outra está prevista para 
interligar o Terminal Central com a estação Mogi da Companhia Paulista 
de Trens Metropolitanos (CPTM), e será feita com verbas estaduais quando
 a reforma da estação for finalizada.
 De acordo com 
Bertaiolli, em conversa com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ele 
informou que está aguardando o repasse do governo federal para iniciar 
as obras de reforma da estação da CPTM e que isso pode ocorrer em 2017. 
Segundo Chavedar, quando o projeto for iniciado, a companhia terá que 
desapropriar os imóveis da rua Tenente Manoel Alves dos Anjos, que fazem
 fundos com o Terminal Central. (L.N.)
