Itaquaquecetuba - A importância da comunicação para o sucesso do governo Mamoru Nakashima
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Em uma
longa entrevista à reportagem do jornal Oi, Renato Ourives, que antes de
assumir a comunicação em Itaquá já tinha integrado a Secretaria de Comunicação
da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, revelou alguns das ações que estão
sendo desenvolvidas na Coordenadoria de Comunicação de Itaquá para levar até a
população os resultados de um governo se comparado com as gestões do
ex-prefeito Armando da Farmácia pode ser considerado inovador para a cidade,
pois trata-se de um governo onde os interesses da população e da cidade estão
acima dos interesses de grupos e de pessoas.
A eleição
do médico Mamoru Nakashima (PSDB) para a prefeitura de Itaquaquecetuba no
primeiro turno (em outubro de 2012) foi a maior surpresa deste século no que se
refere ao resultado de uma eleição para prefeito nas cidades do Alto Tietê.
Mamoru assumiu uma prefeitura totalmente quebrada em suas finanças e teve de
lidar, especialmente em 2013, com a desconfiança da população que estava
totalmente desacreditada da política e dos políticos.
Enfim, Mamoru tinha pela
frente uma missão quase impossível.
Três anos se passaram e o governo Mamoru
apresenta resultados bem mais consistentes que aqueles alcançados por prefeitos
de outras cidades da região e da Grande São Paulo – que tinham e tem mais
dinheiro (orçamentos maiores) e mais experiência política.
Como o
prefeito de Itaquá, apesar de sua inexperiência política e de ter assumido uma
prefeitura arrasada, está conseguindo fazer mais com menos?
E como é que ele,
em tão pouco tempo quando se fala de trabalho e resultados em política, já tem
uma avaliação tão consistente de suas ações por parte de formadores de opinião
e da população?
Uma das
respostas para essas perguntas está na capacidade de mostrar o estilo e as
ações do prefeito Mamoru que a Coordenadoria de Comunicação da prefeitura
conquistou a partir do primeiro semestre de 2014 quando o jovem jornalista
Renato Ourives, de 36 anos, aceitou o convite do governo Mamoru para cuidar da
comunicação institucional da prefeitura de Itaquá.
Ourives afirma que desde que
assumiu a Coordenadoria de Comunicação da prefeitura em Itaquá tem procurado
fazer mais que o trabalho rotineiro e convencional das assessorias e
coordenadorias de comunicação existentes no Alto Tietê:
“Com o apoio
fundamental da nossa equipe de jornalistas, fotógrafos e de criação, temos
feito muito mais que enviar reeleses com informações sobre ações de governo e
responder as demandas dos veículos de comunicação de Itaquá e da região.
A
comunicação institucional de governo é muito mais que isso e tenho tido a
oportunidade de colocar a disposição do governo e do prefeito Mamoru a minha
experiência e vivência na área política.
Um bom trabalho nesta área de
comunicação exige conhecimento técnico e também conhecimento político, esse é,
em minha avaliação uma competência fundamental para que uma equipe de
comunicação alcance os seus objetivos.
Precisamos atender as demandas jornalísticas
a contento e também passar uma boa imagem da instituição prefeitura e também do
prefeito.
Com o apoio dos secretários de Governo, de Saúde e de todas as demais
secretarias de prefeitura temos conseguido apresentar as ações de cada pasta e
informar a população sobre os esforços desse governo para mudar a cidade e dar
mais qualidade de vida aos moradores”, argumentou Ourives que não tem dúvidas
em dizer que Mamoru é hoje o maior administrador do Alto Tietê.
FAZENDO A
DIFERENÇA
Ourives
destacou que ao contrário do que acontecia na Secretaria de Comunicação em
Ferraz, na Coordenadoria de Comunicação de Itaquá – ele tem conseguido mostrar
serviços e ações que efetivamente são do interesse da população e o retorno
dessa estratégia é uma boa avaliação da instituição prefeitura e do prefeito
Mamoru:
“As pessoas querem saber das ações do governo que mudam a vida delas
para melhor.
E temos vários exemplos disso em Itaquá, até porque o prefeito faz
uma gestão focada em resultados.
Itaquá tem hoje seis equipes fazendo serviços
de tapa buraco e esse tipo de ação do governo precisa ser divulgado.
O prefeito
tem trabalhado de forma intensa para melhorar os serviços de saúde.
A
iluminação pública também é outra preocupação do governo. Todas essas ações do
governo e do prefeito impactam positivamente a vida da população.
Só para fazer
um paralelo, em Ferraz, a Secretaria de Comunicação divulgava muitos serviços
como o funcionamento do Banco do Povo, mas o povo não reconhece esse tipo de
serviço como uma ação de governo e do prefeito que vai melhorar a sua vida.
Essa abordagem fiel de ações que ajudam as pessoas também é fruto de nossas
experiências na imprensa e na área politica.
Estamos conseguindo levar para a
sociedade as ações de um prefeito e de um governo que estão comprometidos em
transformar essa cidade com muito trabalho e responsabilidade”, explicou o
profissional de comunicação que tem apostado na inovação para obter resultados
positivos em favor da instituição e do governante.
Ourives também falou do
apoio que tem oferecido ao prefeito Mamoru na utilização eficaz e eficiente das
redes sociais – especialmente do Facebook:
“Nossa equipe ajuda o prefeito a se
comunicar com toda a população por meio dessa ferramenta que é gratuita e
valiosíssima.
Os resultados tem sido extremamente positivos”, completou o
coordenador de Comunicação da prefeitura de Itaquá.