Itaquaquecetuba - A importância da comunicação para o sucesso do governo Mamoru Nakashima



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Em uma longa entrevista à reportagem do jornal Oi, Renato Ourives, que antes de assumir a comunicação em Itaquá já tinha integrado a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, revelou alguns das ações que estão sendo desenvolvidas na Coordenadoria de Comunicação de Itaquá para levar até a população os resultados de um governo se comparado com as gestões do ex-prefeito Armando da Farmácia pode ser considerado inovador para a cidade, pois trata-se de um governo onde os interesses da população e da cidade estão acima dos interesses de grupos e de pessoas.

A eleição do médico Mamoru Nakashima (PSDB) para a prefeitura de Itaquaquecetuba no primeiro turno (em outubro de 2012) foi a maior surpresa deste século no que se refere ao resultado de uma eleição para prefeito nas cidades do Alto Tietê. 

Mamoru assumiu uma prefeitura totalmente quebrada em suas finanças e teve de lidar, especialmente em 2013, com a desconfiança da população que estava totalmente desacreditada da política e dos políticos.

 Enfim, Mamoru tinha pela frente uma missão quase impossível.

 Três anos se passaram e o governo Mamoru apresenta resultados bem mais consistentes que aqueles alcançados por prefeitos de outras cidades da região e da Grande São Paulo – que tinham e tem mais dinheiro (orçamentos maiores) e mais experiência política.

Como o prefeito de Itaquá, apesar de sua inexperiência política e de ter assumido uma prefeitura arrasada, está conseguindo fazer mais com menos? 
 
E como é que ele, em tão pouco tempo quando se fala de trabalho e resultados em política, já tem uma avaliação tão consistente de suas ações por parte de formadores de opinião e da população?

Uma das respostas para essas perguntas está na capacidade de mostrar o estilo e as ações do prefeito Mamoru que a Coordenadoria de Comunicação da prefeitura conquistou a partir do primeiro semestre de 2014 quando o jovem jornalista Renato Ourives, de 36 anos, aceitou o convite do governo Mamoru para cuidar da comunicação institucional da prefeitura de Itaquá.

 Ourives afirma que desde que assumiu a Coordenadoria de Comunicação da prefeitura em Itaquá tem procurado fazer mais que o trabalho rotineiro e convencional das assessorias e coordenadorias de comunicação existentes no Alto Tietê:

 “Com o apoio fundamental da nossa equipe de jornalistas, fotógrafos e de criação, temos feito muito mais que enviar reeleses com informações sobre ações de governo e responder as demandas dos veículos de comunicação de Itaquá e da região. 

A comunicação institucional de governo é muito mais que isso e tenho tido a oportunidade de colocar a disposição do governo e do prefeito Mamoru a minha experiência e vivência na área política.

 Um bom trabalho nesta área de comunicação exige conhecimento técnico e também conhecimento político, esse é, em minha avaliação uma competência fundamental para que uma equipe de comunicação alcance os seus objetivos.

 Precisamos atender as demandas jornalísticas a contento e também passar uma boa imagem da instituição prefeitura e também do prefeito. 

Com o apoio dos secretários de Governo, de Saúde e de todas as demais secretarias de prefeitura temos conseguido apresentar as ações de cada pasta e informar a população sobre os esforços desse governo para mudar a cidade e dar mais qualidade de vida aos moradores”, argumentou Ourives que não tem dúvidas em dizer que Mamoru é hoje o maior administrador do Alto Tietê.

FAZENDO A DIFERENÇA

Ourives destacou que ao contrário do que acontecia na Secretaria de Comunicação em Ferraz, na Coordenadoria de Comunicação de Itaquá – ele tem conseguido mostrar serviços e ações que efetivamente são do interesse da população e o retorno dessa estratégia é uma boa avaliação da instituição prefeitura e do prefeito Mamoru: 

“As pessoas querem saber das ações do governo que mudam a vida delas para melhor.

 E temos vários exemplos disso em Itaquá, até porque o prefeito faz uma gestão focada em resultados. 

Itaquá tem hoje seis equipes fazendo serviços de tapa buraco e esse tipo de ação do governo precisa ser divulgado. 

O prefeito tem trabalhado de forma intensa para melhorar os serviços de saúde. 

A iluminação pública também é outra preocupação do governo. Todas essas ações do governo e do prefeito impactam positivamente a vida da população. 

Só para fazer um paralelo, em Ferraz, a Secretaria de Comunicação divulgava muitos serviços como o funcionamento do Banco do Povo, mas o povo não reconhece esse tipo de serviço como uma ação de governo e do prefeito que vai melhorar a sua vida.

 Essa abordagem fiel de ações que ajudam as pessoas também é fruto de nossas experiências na imprensa e na área politica. 

Estamos conseguindo levar para a sociedade as ações de um prefeito e de um governo que estão comprometidos em transformar essa cidade com muito trabalho e responsabilidade”, explicou o profissional de comunicação que tem apostado na inovação para obter resultados positivos em favor da instituição e do governante. 

Ourives também falou do apoio que tem oferecido ao prefeito Mamoru na utilização eficaz e eficiente das redes sociais – especialmente do Facebook:

 “Nossa equipe ajuda o prefeito a se comunicar com toda a população por meio dessa ferramenta que é gratuita e valiosíssima. 

Os resultados tem sido extremamente positivos”, completou o coordenador de Comunicação da prefeitura de Itaquá.


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