Mogi das Cruzes - Mogi Shopping tem novo dono - Helbor Empreendimentos e a HBR Realty

Transação entre as empresas foi autorizada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica

Daniel Carvalho

Mogi Shopping era da empresa Brookfield Brasil Shopping Centers e existe há 23 anos; Helbor já tinha comprado parte do estacionamento
Luana Nogueira
Da reportagem local
Jornal Dat

O Mogi Shopping foi comprado pelo Grupo Hélio Borenstein, que detém a Helbor Empreendimentos e a HBR Realty. 

O espaço é de propriedade da Brookfield Brasil Shopping Centers (Brasc) e funciona há 23 anos em Mogi das Cruzes.

 A informação foi divulgada por fontes ouvidas pelo Dat. De acordo com elas, a compra teria sido efetivada entre as empresas pelo valor de R$ 550 milhões, dos quais R$ 350 milhões já foram pagos pelo grupo mogiano. O Grupo Hélio Borenstein não confirmou a informação. 

A Brookfield foi procurada para se manifestar sobre o assunto, no entanto, até o fechamento da reportagem a empresa canadense não havia se pronunciado.

A transação entre as empresas foi autorizada "sem restrições" pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 14 de abril. A decisão do órgão foi publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de abril. 

O pedido foi protocolado pela Brasc e pela HBR 27 Investimentos Imobiliários, que pertence ao Grupo Hélio Borenstein, no dia 7 de abril. 

No pedido enviado ao Cade, a transação se daria com a aquisição da totalidade de participação da Brasc, que corresponde a 63% de três imóveis, nos quais, o Mogi Shopping e seu respectivo terreno e dos dois terrenos anexos que funcionam como estacionamento do centro de compras. 

A Brasc justificou que a transação seria "uma oportunidade de capitalização dentro de um movimento de desinvestimento do fundo de investimento em participações Brookfield Brasil Retail Fundo de Investimento em Participações (o qual tem a BRASC como investida, indiretamente)".

Por sua vez, o Grupo Hélio Borenstein afirmou na justificativa do pedido que "a operação representa a expansão de sua atuação no mercado de shopping center". 

Segundo informações enviadas pela empresa mogiana ao Cade, atualmente, o grupo possui apenas um centro de compras, o Shopping Patteo Olinda que está sendo construído na cidade de Olinda, em Pernambuco. 

O espaço conta com 352 lojas que estão divididas em um espaço de 39.214 metros quadrados.

Por meio de nota, a HBR Realty informou "que não se manifestará sobre o assunto".

Postagens mais visitadas deste blog