Mogi das Cruzes - Campanha de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira, dia 4 de maio

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou nesta segunda-feira (04/05) em Mogi das Cruzes. A dose está disponível em todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) até o dia 22 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Neste ano, a meta é imunizar 80% das 100 mil pessoas que compõem os grupos prioritários na cidade, o que corresponde a cerca de 80 mil mogianos. 

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde preparou um esquema especial de divulgação, com a distribuição de cartazes e informes nas mídias, além da capacitação das equipes e distribuição das doses. Também foi realizado o cadastro antecipado de pacientes ou idosos acamados que precisam receber a vacina em domicílio. 

A imunização anual faz parte das ações de saúde e tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e o número de internações causadas pelo vírus. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, a vacinação é destinada a idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme indicação médica. 

Para facilitar o acesso da população, como ocorre todos os anos, será realizado o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe no sábado, dia 9 de maio. Das 8 às 17 horas, todos os Postos de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família estarão abertos. Haverá, ainda, 25 postos volantes, como o Largo do Rosário, no Centro. 

Clique aqui e confira a relação de postos volantes para o Dia D (9 de maio)

A transmissão do vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. “A melhor forma de prevenção é através da imunização. Por isso, estamos orientando a todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que procurem uma unidade de saúde no menor prazo possível, garantindo a proteção antes do período de inverno mais rigoroso”, afirma o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis. 

Ele lembra que alguns cuidados simples também podem contribuir para reduzir os riscos de contágio e disseminação do vírus, como cobrir boca e nariz com um lenço ou com a parte superior das mangas das roupas ao espirrar ou tossir, evitando assim que as secreções se espalhem pelo ar e possam contaminar outras pessoas.

Outras recomendações são: evitar locais fechados; lavar sempre as mãos com água e sabão; manter a janela do transporte coletivo aberta, mesmo em dias mais frios para facilitar a circulação de ar e descartar corretamente os lenços de papel no lixo. 

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas pelo telefone 4798-6768.

Postagens mais visitadas deste blog