Guararema - Maria Fumaça é autorizada a circular - Luís Carlos

Capacidade da Maria Fumaça e dos três vagões que farão o trajeto entre Guararema e Luís Carlos é de 130 passageiros / Foto: Arquivo

A Maria Fumaça 353, chamada de ‘Velha Senhora’, pode voltar a circular entre as estações Luís Carlos e Guararema até a metade do segundo semestre deste ano. A autorização para funcionamento foi publicada na edição de anteontem (5) do Diário Oficial da União (DOU) e a operação ficará sob responsabilidade da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). O preço da passagem deve variar entre R$ 40,00 e R$ 50,00 por pessoa.
A autorização foi dada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A linha férrea faz parte da antiga ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro, principal meio de transporte interestadual no auge do século 20. O processo de restauro da composição foi realizado pela própria ABPF e durou dois anos.
“Ainda faltam alguns ajustes, uns acertos com a Prefeitura e com a MRS (concessionária de logística responsável pela utilização da via férrea) para que possamos definir uma data para início de funcionamento. A nossa expectativa é de que até a metade do segundo semestre já esteja funcionando”, afirma o diretor da Associação, Bruno Sanches.
A ‘Velha Senhora’ tornar-se-á a maior composição do gênero a entrar em funcionamento no Brasil. A capacidade da Maria Fumaça e dos três vagões é de 130 passageiros. O trajeto entre Luís Carlos e Guararema é de 5,8 quilômetros (km).
“As cidades e vilas que cresceram às margens das linhas férreas, como Guararema e Paranapiacaba, precisam reativar as estações para turismo como uma forma de preservação da memória coletiva. Às vezes, o maior ganho é para a população local, mais até do que para o turismo com gente de fora”, avalia Ângela Fileno, professora de Turismo da Universidade de Guarulhos (UnG), mestre em História Social e especialista em Patrimônio Cultural. (Lucas Meloni)
odiariodemogi.com.br


Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog