Prefeito de Mogi das Cruzes faz palestra em Conferência Internacional

Prefeito de Mogi das Cruzes faz palestra em Conferência Internacional

Na estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes cerca de 51 mil alunos recebem refeições que são preparados nas próprias unidades, evitando a industrialização dos alimentos


O prefeito Marco Bertaiolli participa, na próxima terça-feira (07/04), da Conferência Internacional Cidades Sustentáveis – Políticas Públicas Inovadoras, onde apresentará o tema “Boas Práticas em Gestão da Merenda Escolar da Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes”. O público-alvo é formado por gestores públicos, lideranças sociais e empresariais, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da Imprensa especializada. 

Falando sobre o Programa de Alimentação Escolar, o prefeito mogiano vai mostrar como a merenda vem mudando a vida das crianças que estudam na rede municipal de ensino. Dentro da estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por exemplo, cerca de 51 mil alunos recebem refeições que são preparados nas próprias unidades, evitando assim a industrialização dos alimentos.

“Existe uma logística muito bem estruturada dentro da Prefeitura de Mogi das Cruzes, desde a distribuição até a produção dos alimentos que chegam na mesa das crianças. Tudo é feito com um alto padrão de qualidade, com acompanhamento de nutricionistas”, destaca o prefeito, lembrando que as refeições são distribuídas para 223 unidades, entre projetos sociais, creches municipais, escolas de educação infantil e o período integral. 

Só neste caso, são mais de 13,5 mil alunos que recebem cinco refeições por dia. Quando chegam tomam o café da manhã. Antes do almoço recebem um lanche e depois almoçam, fazem um novo lanche e jantam antes de irem embora. “Oferecer uma boa alimentação, também é oferecer uma boa educação. Isso faz parte do programa, porque uma criança sem uma alimentação correta, não consegue aprender, se desenvolver”.

 Prefeito de Mogi das Cruzes faz palestra em Conferência Internacional

Somente no ano passado foram investidos cerca de R$ 14,4 milhões na alimentação escolar. Deste total, mais de R$ 10 milhões saem dos cofres municipais. Somente o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) conta com 500 merendeiras para que os alimentos sejam manipulados na própria unidade. “Além disso, é feito um cardápio balanceado por nutricionistas, que inclui também frutas, verduras e legumes produzidos na cidade, fortalecendo a agricultura local”.

A conferência

O Programa Cidades Sustentáveis foi lançado no Brasil em 2011 por iniciativa de três organizações da sociedade civil: Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. O objetivo é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade.

Além do prefeito de Mogi, outros gestores municipais e empreendedores sociais apresentarão modelos de programas bem-sucedidos. “É uma grande oportunidade para trocarmos experiência e informação”, destaca Bertaiolli. (AF)

Postagens mais visitadas deste blog