Suzano, Poá e Itaquaquecetuba. - Separação das linhas de carga e de passageiros fica para 2014

Prazo inicial da conclusão era dezembro, mas MRS mudou previsão para o primeiro trimestre do ano que vem
Cibelli Marthos
Da Redação
Mayara de Paula
Segundo a MRS, serviços seguem em ritmo normal em Suzano (foto), Poá e Itaquá
Dat

A conclusão das obras de segregação das linhas férreas de transporte de passageiros e de carga ficará para o primeiro trimestre de 2014 e não mais para o final deste ano, conforme havia adiantado em setembro a MRS Logística, que executa a separação dos trilhos em Suzano, Poá e Itaquaquecetuba.

De acordo com a assessoria de Imprensa da empresa de transporte de carga, em função das chuvas, "que sempre trazem um impacto muito grande sobre o cronograma de obras de grande porte", não é possível precisar uma data de início de operação dos trechos duplicados, "que irá acontecer ainda no primeiro trimestre de 2014". Ainda segundo a MRS, o projeto segue em ritmo normal no momento.

O objetivo da obra executada na região é separar as linhas utilizadas pelas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) das que são operadas pela empresa de transporte de carga. Hoje, os dois serviços utilizam a mesma estrutura. Com a duplicação dos trilhos, o transporte de passageiros deverá ser mais eficiente, seguro e funcionar com menores intervalos. A previsão é que o uso da linha da CPTM seja reduzido de forma gradativa.

Projeto
Iniciado em 2011, o "Projeto da Segregação Leste" foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a concessionária de transporte de carga e o governo do Estado. A iniciativa consiste na construção de uma nova via férrea, paralela à já existente, de 12 quilômetros de extensão, exclusiva para o transporte de cargas. A obra recebeu investimento de cerca de R$ 140 milhões da MRS e conta com viadutos no trecho de Suzano.


Benefícios
A divisão das linhas tem o objetivo de eliminar um gargalo logístico na Grande São Paulo, já que, atualmente, a MRS utiliza a malha ferroviária do Estado para realizar o transporte de cargas entre Vale do Paraíba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
De acordo com a CPTM, o compartilhamento das vias dos trens metropolitanos faz parte de um convênio firmado com o governo federal em 1992. As obras da nova linha férrea compreendem uma área que se inicia em Suzano, passa por Poá e termina em Itaquá.

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