Certidão vai estar disponível na Internet Serviço estará disponível em 838 cartórios do Estado; no entanto, documento servirá apenas como cópia
Reprodução
Cidadão poderá fazer pedido de documentos no site registrocivil.org.br
A partir de amanhã todos os cartórios de registro civil do Alto Tietê vão disponibilizar a certidão digital. Este será um meio eletrônico de adquirir o documento sem muita burocracia e custos, no qual o cidadão poderá solicitar pela Internet. No entanto, a certidão digital não terá o mesmo valor que a original se impressa, pois terá a validade de uma cópia simples. O serviço será válido para certidões de nascimento, casamento e óbito.
A novidade foi anunciada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP). As certidões serão enviadas por e-mail e são assinadas digitalmente pelo oficial do cartório de registro.
Este sistema online vai facilitar a vida de quem precisa anexar o documento a algum processo, por exemplo. Além disso, quem mora em cidade distante da que nasceu não vai precisar se deslocar para fazer a aquisição do documento pessoalmente também, já que poderá ser feita pela Internet. E estas certidões ainda terão validade para a Receita Federal, escolas e outros órgãos públicos ou privados.
O custo para solicitar o serviço eletrônico é de R$ 23,15 e se o cidadão tiver a necessidade de averbar a certidão terá um acréscimo de mais R$ 11,60 por transcrição.
Os pagamentos podem ser efetuados pela Internet mesmo, via boleto bancário ou cartão de crédito. Após o pagamento, o prazo para entrega do documento é de três dias úteis no e-mail do solicitante.
O site do cartório de Suzano (www.cartoriosuzano.com.br) já disponibiliza um link em que o internauta pode solicitar sua certidão digital. Para os demais municípios, o cidadão pode entrar no site www.registrocivil.org.br, preencher os dados pessoais e seguir as instruções para adquirir o documento.
São Paulo é o primeiro estado do Brasil que aderiu a este sistema e são 838 cartórios de registro civil que vão disponibilizar, a partir de amanhã, a certidão digital.
A aquisição de certidões originais também pode ser feita pela Internet, porém a materialização do documento terá um custo maior ao interessado e é enviado por Sedex, pelos Correios, na casa do cidadão.
A novidade foi anunciada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP). As certidões serão enviadas por e-mail e são assinadas digitalmente pelo oficial do cartório de registro.
Este sistema online vai facilitar a vida de quem precisa anexar o documento a algum processo, por exemplo. Além disso, quem mora em cidade distante da que nasceu não vai precisar se deslocar para fazer a aquisição do documento pessoalmente também, já que poderá ser feita pela Internet. E estas certidões ainda terão validade para a Receita Federal, escolas e outros órgãos públicos ou privados.
O custo para solicitar o serviço eletrônico é de R$ 23,15 e se o cidadão tiver a necessidade de averbar a certidão terá um acréscimo de mais R$ 11,60 por transcrição.
Os pagamentos podem ser efetuados pela Internet mesmo, via boleto bancário ou cartão de crédito. Após o pagamento, o prazo para entrega do documento é de três dias úteis no e-mail do solicitante.
O site do cartório de Suzano (www.cartoriosuzano.com.br) já disponibiliza um link em que o internauta pode solicitar sua certidão digital. Para os demais municípios, o cidadão pode entrar no site www.registrocivil.org.br, preencher os dados pessoais e seguir as instruções para adquirir o documento.
São Paulo é o primeiro estado do Brasil que aderiu a este sistema e são 838 cartórios de registro civil que vão disponibilizar, a partir de amanhã, a certidão digital.
A aquisição de certidões originais também pode ser feita pela Internet, porém a materialização do documento terá um custo maior ao interessado e é enviado por Sedex, pelos Correios, na casa do cidadão.