Programação de aniversário dos 453 anos de Mogi das Cruzes

Programação de aniversário dos 453 anos de Mogi tem cultura, esporte e obras estruturantes

Cantona Zélia Duncan vai se apresentar na próxima sexta-feira, dia 30, abrindo os shows que farão parte das comemorações do aniversário de Mogi


No próximo domingo, dia 1º de setembro, Mogi das Cruzes celebra 453 anos de fundação. A programação em comemoração, entretanto, já tem início neste final de semana, com a entrega de obras estruturantes, inauguração de mais uma Academia da Terceira Idade (ATI) e corrida de rua. Ao longo da semana, a agenda se amplia e os mogianos terão uma série de eventos, atrações e novidades para conferir, gratuitamente.

Clique aqui para ver a programação

Neste sábado (23/08) o destaque fica com a entrega das obras de urbanização do Jardim Aeroporto II e Jardim Santos Dumont III. Os trabalhos resolvem um passivo de infraestrutura que se estendia há décadas e era tido como o maior de todo o município. Aliada a essa entrega, a Prefeitura vai inaugurar também mais uma Academia da Terceira Idade, na rua Dr. Pantaleão Trandafilov, Jardim Santos Dumont III. É, portanto, um trabalho integrado, que não só transforma as feições dos dois bairros, como dá qualidade de vida e melhores condições de saúde pública para toda uma comunidade.

No domingo (24/08) a programação segue focada na questão da saúde pública, com a Corrida de Rua de Mogi das Cruzes, que está marcada para acontecer a partir das 8 horas. A prova terá largada e chegada em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” e serão dois percursos, de 5 e 10 quilômetros, respectivamente, além de caminhada de 3 quilômetros. Para participar, é só comparecer na data e local marcados, trajando roupas leves e adequadas para a prática esportiva.

O próximo evento da agenda comemorativa é a Exposição Mogi 453 anos, que terá abertura na quarta-feira (28/08), a partir das 10 horas. Quem visitar o prédio sede da Prefeitura Municipal, logo, poderá apreciar uma compilação de peças do acervo de diversos museus da cidade, como Visconde de Mauá, Guiomar Pinheiro Franco, Expedicionários, Taro Kono e do Carmo. A proposta da mostra é apresentar um panorama da história de Mogi das Cruzes ao longo do tempo. As peças ficarão expostas até o dia 30 de setembro e a classificação é livre.

Também na quarta-feira acontece o evento de lançamento do novo brasão de Mogi das Cruzes. A mudança foi promovida por um grupo de trabalho, constituído em abril deste ano, e que conta com representantes das Secretarias Municipais de Cultura, Segurança, Educação e do gabinete do prefeito. Após consulta ao Conselho Estadual de Honrarias e Mérito do Estado de São Paulo, técnicos da Prefeitura acataram á proposta de alteração da coroa mural do brasão, para adotar a simbologia correta de identificação do município.

Já na quinta-feira (29/08), um dos assuntos em debate será a habitação, com a realização do Encontro Habitacional do Alto Tietê. O evento, que começa às 10 horas no Cemforpe, deve contar com a presença do secretário estadual de Habitação, Silvio Torres. Em pauta, um tema que é motivo de orgulho para a cidade, já que, no último dia 16, Mogi das Cruzes atingiu a marca das 3 mil unidades habitacionais de interesse social entregues.

Os apreciadores das artes e, em especial, da música, terão, a partir de quinta-feira, uma série de eventos e intervenções culturais para conferir. Começando pelo workshop, que será ministrado pelo maestro João Carlos Martins, para estudantes e amantes da música. O objetivo é aproximar o público ao universo da música clássica e, com essa mesma meta em mente, às 20 horas acontece a apresentação da Orquestra Filarmônica Sesi-SP, sob a regência de Martins. A apresentação será no Cemforpe, terá 70 minutos de duração e a entrada é franca.

Expo

A partir das 14 horas da sexta-feira (30/08), a já tradicional Expo Mogi, no Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Nagib Najar”, será aberta ao público. Dentro do espaço da festa os mogianos encontrarão um série de atrações, que vão desde shows até alimentos típicos, passando por exposições de produtos e serviços.

Na abertura oficial, o destaque fica com a feira Mogi Feita à Mão e a Feira de Artes e Flores, dois projetos da Secretaria Municipal de Cultura que serão levados à Expo, de maneira integrada. Será, portanto, um encontro entre feira de artesanato, literatura, exposição de flores, movimento hip hop e exposição também de trabalhos dos artistas plásticos locais.

Essa mescla de linguagens será repetida nos três dias da festa, sendo que nos dois últimos dias ela abre um pouco mais cedo – a partir das 10 horas. Já à noite será a vez dos shows musicais com artistas consagrados, que começarão sempre às 20 horas. Na primeira noite, da própria sexta-feira, quem toma o palco do CIP é a cantora e compositora Zélia Duncan.

Na segunda noite é a vez do cantor Jorge Vercillo comandar o show, porém com uma companhia especial. Ao seu lado estarão o coral do projeto Canarinhos do Itapety, a Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e o coral de mil vozes, formado por alunos de instituições de ensino da cidade, que passaram por um ciclo de ensaios para se preparar.

No domingo, efetivamente aniversário da cidade, a programação se divide entre CIP e Avenida Cívica, com o tradicional desfile cívico-militar, a partir das 9 horas. O tema deste ano é Mogi das Cruzes: Uma Cidade Educadora. Logo, crianças e jovens, bandas, fanfarras, além de outros grupos, tomarão a avenida para celebrar os 453 anos do município.

À noite o foco volta para o CIP, com o show que encerra a Expo Mogi 2013 e é voltado para a terceira idade. O consagrado artista Cauby Peixoto, que está no ramo artístico desde a década de 40 e é famoso pelo estilo excêntrico, promete encantar a platéia com canções conhecidas de todos. (LMS)

Postagens mais visitadas deste blog