Profissionais do 'Mais Médicos' chegam ao Alto Tietê na segunda Os primeiros três médicos vão para Itaquaquecetuba e Arujá. Além desses, outros profissionais chegam no dia 16 de setembro.


Do G1 de Mogi das Cruzes e Suzano
Três médicos inscritos no programa do Governo Federal “Mais Médicos” começam a atender nas unidades de saúde da região na próxima segunda-feira (2). De acordo com o Ministério da Saúde, os profissionais são brasileiros com formação no exterior. Itaquaquecetuba e Arujá receberão ainda outros três profissionais no dia 16 de setembro.
As primeiras unidades da região a receber profissionais por meio do programa serão a Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Josely, em Itaquaquecetuba, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Rodrigo Barreto, em Arujá.
Itaquaquecetuba
Segundo a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba, o atendimento será feito por uma médica brasileira, inscrita na primeira etapa do programa. A partir do dia 16 de setembro, outros dois profissionais iniciam o atendimento na USF do Jardim América e no Parque Piratininga.
A Prefeitura de Itaquaquecetuba informou que os médicos foram homologados na segunda etapa do programa, que recebeu inscrição de brasileiros e estrangeiros formados fora do Brasil. Um médico é brasileiro formado na Argentina e o outro é formado em Cuba, na Escola Latinoamericana de Medicina (ELAM), mas sua naturalidade não foi informada. A cidade ofereceu 16 vagas em seis USFs. O município continua com 13 vagas em aberto, aguardando a inscrição de outros médicos. Em paralelo, a administração municipal está com processo seletivo aberto para a admissão de profissionais para atendimento em Atenção Básica e Especializada, além de Estratégia em Saúde da Família.
Arujá
Em Arujá o atendimento também começa no dia 2. Segundo a secretária municipal de Saúde, Clarinda Carneiro, os dois primeiros são brasileiros com formação no exterior. “O Ministério da Saúde nos enviou um médico de 80 anos que já estava aposentado e uma médica recém-formada de 26 anos. Eles vão trabalhar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Emília e na UBS do Parque Rodrigo Barreto, respectivamente. Temos ainda o médico cubano. Estamos aqui todos ansiosos pela chegada dos novos profissionais.”
O médico cubano deve chegar a Arujá no dia 16 de setembro. “Estou aguardando um posicionamento do Ministério da Saúde para saber se ele já se apresentou e está passando por treinamento”, destacou a secretária.
A contratação de médicos cubanos foi feita através de um convênio entre o Governo Federal e a Organização Pan-americana de Saúde (Opas). Arujá solicitou 13 profissionais ao Governo Federal.
Segundo o Ministério da Saúde, os municípios não contemplados nas duas fases do programa não precisam fazer nova inscrição. Eles estão automaticamente aptos a receber médicos, de acordo com a demanda solicitada. A mesma situação se aplica a cidades que receberam menos profissionais do que o solicitado.
Na região, Suzano e Ferraz de Vasconcelos também se cadastraram no programa. O Ministério informou que três médicos estrangeiros se inscreveram para trabalhar em Ferraz de Vasconcelos, mas eles ainda precisam acertar a documentação para entrar no País, por esse motivo, a vinda destes profissionais ainda não está confirmada.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s em Itaquaquecetuba! 🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog