Poá - Conferência discute projetos e ações para o futuro de Poá

 
No evento realizado ontem, uma proposta que chamou atenção foi o da criação de um Fundo de Habitação
Fábio Miranda
De Poá
Erick Paiatto
Representantes do governo e da sociedade civil participaram das discussões propostas na reunião
Dat

Representantes de setores da sociedade civil e Poder Público participaram durante todo o dia de ontem da 5º Conferência Municipal das Cidades de Poá. O evento, realizado no plenário da Câmara, aconteceu sob coordenação da Secretaria Municipal de Habitação.

Coordenador dos trabalhos, o secretário de Habitação Saul Pereira de Souza, avaliou a realização da conferência. "Muitos não entendem a importância desse projeto. Aqui são discutidos assuntos que podem transformar a nossa cidade, que assim como outras, falta mais planejamento urbano".

A mesma opinião foi compartilhada pela secretária de Serviços Urbanos, Gizele Lima Dias de Souza. "Creio que esse tipo de evento é muito importante, principalmente para discutir como podemos melhorar a nossa cidade".

Durante a primeira parte do evento, que começou às 9 horas, foram formados os quatro grupos que sugeriram propostas para serem votadas no plenário da Câmara pelos participantes.

Na segunda etapa do processo, que teve início por volta das 14h30, foram realizadas discussões dos projetos e quais seriam levadas adiante para a Conferência Estadual das Cidades, que será realizada entre os meses de julho e setembro, provavelmente na cidade de São Paulo.


Temas debatidos

Dentre os temas discutidos o secretário Saul Pereira de Souza destacou alguns que devem impactar de forma direta em Poá. "Em um dos grupos de discussões foi elaborado uma proposta para que parte do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que vem para a cidade fosse destinada para a construção de ciclovias, além de parte da multa de trânsito também".

Outra proposta que chamou atenção foi o da criação de um Fundo Municipal de Habitação. "Essa criação do Fundo Nacional de Habitação também é interessante por que destinaria 2% para as multas aplicadas nos proprietários de terrenos irregulares e seria destinado para a criação de moradias", ressaltou.

Temas como a criação da lei que legitima o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e uma maior participação da sociedade civil nas conferências também foram discutidos na plenária que ainda elegeu 12 delegados que representarão Poá na Conferência Estadual.
Para a Conferência Nacional programada para acontecer entre os dias 20 e 24 de novembro, em Brasília, os delegados ainda serão definidos.

Postagens mais visitadas deste blog