Ferraz de Vasconcelos - Prefeito demitirá dois médicos envolvidos em fraude no Samu


Dat
Médica que batia ponto com dedos de silicone e o coordenador do serviço serão exonerados em até 60 dias
Bras Santos
Da Redação
Erick Paiatto
Tucano disse ainda que deve abrir Processo Disciplinar Administrativo nesta 6ª
O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, afirmou que vai demitir os médica plantonista Thauane Nunes Ferreira e o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, Jorge Luiz Cury. De acordo com a assessoria de Imprensa da administração municipal, a exoneração deve acontecer em até 60 dias, prazo para que o Processo Disciplinar Administrativo seja concluído.

Segundo o prefeito, os fortes indícios de participação de Thaune e de Cury no esquema de falsificação dos registro de pontos com uso de dedos de silicone bastariam para justificar a demissão sumária dos dois servidores que estão afastados do serviço desde domingo, quando a médica foi flagrada por guardas civis municipais utilizando dedos de silicone para marcar o ponto de outros colegas que não apareceriam para trabalhar. 

Ao ser ouvida pelo secretário de Segurança, Carlos Cesar Alves, logo depois de ser filmada praticando a irregularidade, Thauane teria afirmado que falsificava o registro de ponto em cumprimento as ordens do coordenador do serviço, que receberia R$ 4,8 mil por mês de cada um dos médicos participantes do esquema. Cinco estão afastados e outros três deverão ser investigados. 

Os pagamentos ao coordenador teriam sido feitos por meio de Transferência Eletrônica Disponível (TED). A quebra do sigilo fiscal de Cury deverá revelar o tempo em que a fraude era praticada e quanto de dinheiro público foi desviado. 

Filló garantiu que em razão de todas essas evidências, os dois médicos poderão ser demitidos antes mesmo da conclusão dos vários processos investigatórios abertos para confirmar a responsabilidade dos envolvidos que, em caso de condenação pela Justiça, poderão pegar até 12 anos de prisão pelos crimes de peculato, formação de quadrilha e estelionato. 

O prefeito ferrazense antecipou sua disposição de acelerar demissões em conversa com os jornalistas em Arujá. 

O tucano acompanhou na manhã de ontem a visita do governador Geraldo Alckmin (PSDB) à cidade. Para evitar que no Samu, ou em outros setores da prefeitura, voltem a ocorrer fraudes no registro dos cartões de ponto, o prefeito tucano disse que o esquema de segurança será reforçado com a instalação de câmeras em pontos estratégicos.

Processos
A prefeitura deverá abrir só nesta sexta-feira o Processo Disciplinar Administrativo para apurar o envolvimento de outros seis médicos no escândalo.
Por outro lado, o Ministério da Saúde, o Ministério Público, a Câmara de Ferraz e a Delegacia de Polícia da cidade confirmaram a abertura de investigações para o caso de fraude. (Colaboraram Delcimar Ferreira e Leandro Dilon)

Postagens mais visitadas deste blog