Arujá - Trecho Norte do Rodoanel vai abrir 15 mil empregos até 2016


Dat
900 vagas serão preenchidas por presos em regime semiaberto, por meio do programa estadual ´Via Rápida´
Delcimar Ferreira
De Arujá
Erick Paiatto
Observado por um funcionário, Alckmin subiu em uma retroescavadeira para oficializar o início das obras
O Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas vai gerar 15 mil empregos diretos e indiretos nos próximos três anos e tem previsão para acabar no primeiro semestre de 2016. Esta é a previsão do governo do Estado, que iniciou na manhã de ontem as obras em Arujá, na presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O projeto prevê ainda a abertura de 900 vagas de trabalho a presos que estão no regime semiaberto e a capacitação de profissionais por parte do programa estadual "Via Rápida - Emprego".

Com um investimento de R$ 5,6 bilhões, o Estado inicia o último trecho do anel viário metropolitano, cujo projeto é de 1987, e a primeira etapa saiu do papel ainda na gestão do ex-governador Mário Covas, há 15 anos. Ao todo, serão seis lotes que serão construídos simultaneamente, sendo o lote 1 às margens da avenida Governador Mário Covas, em Arujá, próximo a rodovia Presidente Dutra (BR-116).

Sobre o volume de empregos gerados, o secretário estadual de Transporte e Logística, Saulo de Castro Abreu Filho, destacou que boa parte dos operários que trabalharão no Trecho Norte serão contratados pelo programa Via Rápida. 

"Eles serão capacitados e treinados no próprio canteiro e vão ter a oportunidade de trabalhar em uma das principais obras do País", destacou. 

Abreu Filho também acrescentou que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) já iniciou a localização de egressos do sistema prisional que poderão ser recrutados para compor o quadro funcional. "Todos terão uma segunda chance para esquecer, de vez, o passado de crimes", disse.


Ambiental
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já concedeu as primeiras licenças ambientais de instalação e operação para que as obras do Trecho Norte do Rodoanel tenham início.
A Cetesb entendeu que a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) atendeu às exigências ambientais prévias.
Considerado um dos trechos mais polêmicos por conta das intervenções na Serra da Cantareira, o secretário estadual de Transportes afirmou já venceram todas as 11 ações judiciais apresentadas por ambientalistas.
Ao longo dos 44 quilômetros de extensão da via, serão construídos 14 túneis, sendo sete em cada sentido.

Economia
Alckmin destacou que a concorrência pública internacional permitiu que o Estado economizasse R$ 1,2 bilhão, o que representou um desconto de 23,1% em relação ao valor da licitação, que foi de R$ 5,6 bilhões. 

"Fizemos empréstimos no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), temos seis lotes e quatro consórcios venceram e vão ficar responsáveis por dois lotes cada", explicou o tucano, ao dizer que a obra será 100% pública, com um terço de recursos do governo federal e o restante custeado pelo Estado. 
A administração do trecho deve ficar a cargo da Dersa, mas Alckmin não descartou a possibilidade de dar a concessão à iniciativa privada.

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